Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Juros britânicos, audição de Powell e o PIB nacional

A política monetária vai continuar a centrar atenções, com discursos do BCE, uma audição no Congresso dos EUA e mexidas nos juros britânicos. Por cá há dividendos e detalhes sobre a economia.

O presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, não se compromete com o futuro das taxas de juro, dizendo que a evolução será decidida consoante os dados.
Kevin Lamarque/Reuters
  • ...
Segunda-feira Ucrânia quer Rússia na lista negra

Arranca esta segunda-feira e decorre ao longo desta semana um encontro do Grupo de Trabalho da Ação Financeira sobre branqueamento de capitais, no qual a guerra será o principal destaque. A Rússia está a fazer lóbi para evitar restrições que penalizem ainda mais a economia já que a Ucrânia está a tentar que o país seja incluído na lista negra de combate à lavagem de dinheiro.

Segunda-feira Líderes do BCE discursam

Ao longo desta semana há uma série de discursos de líderes ligados ao Banco Central Europeu (BCE), numa altura em que o mercado está atento a todos os sinais sobre o fim do ciclo de subidas dos juros. O governador francês Francois Villeroy de Galhau vai disursar numa conferência em Paris, o economista-chefe Philip Lane e o vice-presidente Luis De Guindos falam ambos em Madrid, enquanto Isabel Schnabel, membro do conselho executivo, estará no Luxemburgo.

Terça-feira Ibersol paga dividendos

A Ibersol vai pagar um dividendo bruto de 0,70 euros, beneficiando do encaixe que a empresa obteve com a venda dos restaurantes da Burger King em Portugal. O pagamento começa a ser feito esta terça-feira, depois de as ações terem deixado, na passada sexta-feira, de negociar com direito ao dividendo.

Quarta-feira Certificados levam Governo ao Parlamento

A pedido do Bloco de Esquerda e do PCP, o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, vai estar no Parlamento esta quarta-feira. O governante será questionado sobre a decisão das Finanças de suspenderem a anterior série (E) de certificados de aforro, lançando uma nova (F) com um limite máximo de juro mais baixo: 2,5%.

Quarta-feira Primeiro-ministro chinês na Alemanha

O primeiro ministro chinês vai estar, esta semana, de visita à Alemanha. Depois de se reunir com o presidente alemão Frank-Walter, Li Qiang irá encontrar-se, em Berlin, com o chanceler Olaf Scholz. O encontro poderá servir para reforçar relações económicas entre as duas potências, bem como a amizade entre China e Rússia.

Quinta-feira Banco de Inglaterra volta a subir juros

O Banco de Inglaterra tem marcada uma reunião de política monetária, da qual é esperada a décima terceira subida consecutiva dos juros de 4,5% para 4,75%. No mesmo dia também Turquia e Suíça poderão decidir mexer nas taxas de referência.

Quinta-feira Powell ouvido no Congresso

Após ter decidido fazer uma pausa na subida de taxas de juro, o presidente da Reserva Federal norte-americana Jerome Powell irá fazer a audição semestral no Congresso dos EUA, onde deverá ser questionado sobre o tema.

Sexta-feira Contributos para o crescimento nacional

A fechar a semana, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai divulgar as contas nacionais trimestrais por setor institucional, nas quais será possível perceber que partes da economia estão a contribuir mais para o crescimento do país. No primeiro trimestre, o produto interno bruto (PIB) cresceu 2,5%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio