Notícia
A semana dia-a-dia: Trump no G7 e a decisão de Bruxelas sobre o PDE
A semana inicia-se com a decisão de Bruxelas sobre o Procedimento de Défices Excessivos. Os próximos dias serão ainda marcados pela primeira visita oficial de Trump à Europa.
Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem para debater a evolução das condições para fazer um desembolso à Grécia e para discutir o ajustamento do país no médio e longo prazo. Antes da reunião, o parlamento helénico aprovou mais medidas de austeridade. Atenas precisa de reembolsar uma obrigação de 7,5 mil milhões de euros em Julho.
A Comissão Europeia apresenta o pacote de primavera do semestre europeu, no qual são apresentadas recomendações específicas por país. E essa ocasião servirá para anunciar se Portugal sai ou não do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE).
Terça-feira O apetite chinês pelas matérias-primas
Algumas matérias-primas têm sofrido alguma pressão devido aos receios de abrandamento das importações chinesas. Os dados das importações e exportações de "commodities" do país, referentes a Abril, permitirão aferir o vigor da procura vinda da China, uma das principais forças que faz mexer com os preços das matérias-primas.
Quarta-feira As minutas da Fed e o relatório de estabilidade financeira do BCE
Na reunião de Maio, a Reserva Federal dos EUA deixou a taxa de juro inalterada. Mas, numa altura em que o mercado se prepara para um aumento dos juros no próximo mês, as minutas da reunião de 2 e 3 de Maio serão passadas a pente fino para o mercado retirar pistas sobre o ritmo da normalização da política monetária nos EUA.
Quinta-feira A execução orçamental e a decisão da OPEP
Já depois da decisão da Comissão Europeia sobre a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo, a Direcção-Geral do Orçamento divulga os dados da execução orçamental até Abril.
Os responsáveis da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reúnem em Viena. Na agenda está a discussão sobre se a organização decide ou não prolongar os cortes de produção. Após a reunião, haverá encontros com outros produtores fora da OPEP para se chegar a um consenso sobre a estratégia de cortes.
Donald Trump faz esta semana as primeiras viagens oficiais fora dos EUA. Visitará Roma e estará presente na cimeira da Nato. Na sexta-feira participará na reunião do G7, que será também a primeira cimeira do recém-eleito presidente francês Emmanuel Macron. Na agenda dos líderes das maiores economia do mundo estarão a economia global, a política externa, a segurança e a sustentabilidade ambiental.