Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Prémio “melhores fundos 2017”

Presidente do regulador europeu dos seguros e fundos de pensões distinguido na noite dos “óscares” dos fundos portugueses. Conheça os outros vencedores.

Bruno Simão
05 de Junho de 2017 às 23:00
  • ...

O presidente da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões (EIOPA, na sigla anglo-saxónica), Gabriel Bernardino, foi distinguido como a Personalidade do Ano nos prémios "Melhores Fundos 2017", uma iniciativa da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) e do Negócios. A distinção foi entregue numa cerimónia que decorreu na segunda-feira à noite, em Lisboa.

"A nossa homenagem este ano (…) vai para um português que brilhou no primeiro plano da Europa, enquanto nós por cá atravessávamos recolhidos e envergonhados um dos períodos mais negros da nossa história", começou por elogiar José Veiga Sarmento, presidente da APFIPP, após a entrega do prémio a Gabriel Bernardino, que lidera a EIOPA desde Março de 2011, tendo sido eleito para um segundo mandato em 2016.


Antes de integrar a EIOPA, o matemático português presidiu ao antigo regulador europeu do sector, entre 2009 e 2011. Foi também director-geral do Instituto de Seguros de Portugal (a actual ASF) entre 2007 e 2011. José Veiga Sarmento salientou o seu papel na definição e implementação do novo regime de solvência. "Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a India, mas o Dr. Gabriel Bernardino descobriu o caminho para um regime de capital das seguradoras, à altura da complexidade do seu negócio".

A "mais actual e relevante" razão é o empenho do presidente da EIOPA na criação de um produto de poupança para a reforma europeu. "Mas melhor do que ver um produto para a reforma, acessível em toda a Europa, é perceber que se trata de algo muito, mas mesmo muito parecido com os nossos PPR. É altura de nós portugueses dizermos, é obra", afirmou Veiga Sarmento.


Na cerimónia, que se realizou no restaurante Montes Claros e contou com cerca de 250 participantes ligados ao sector, foram entregues os prémios aos fundos com melhor desempenho em 15 categorias (ver tabela). Foi ainda atribuído o prémio de melhor dissertação académica à tese  "The Performance of Green Funds in the UK", de Sara Catarina Carvalho Moreira.


Ver comentários
Saber mais Prémio Melhores Fundos Fundos de Investimento Gabriel Bernardino APFIPP José Veiga Sarmento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio