Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street testa prontidão face a possível ataque informático

Os bancos de Wall Street vão, dentro de pouco tempo, começar a implementar planos de contingência face a uma possível pandemia causada por um ataque informático.

Bloomberg
17 de Julho de 2013 às 17:22
  • ...

Amanhã, quinta-feira, cerca de 50 empresas financeiras e autoridades governamentais têm marcado um combate contra um ataque informático, numa simulação denominada de Quantum Dawn 2, segundo noticia o “Financial Times”.

 

O grupo que encabeçará este simulacro vai realizar um segundo teste em Novembro, dessa vez para testar a resposta de Wall Street a um surto de gripe ou vírus animal, que provoque um absentismo à volta dos 30%.

 

As duas simulações ilustram algumas das novas ameaças que as grandes instituições financeiras enfrentam, com o aumento da confiança na tecnologia, que ao mesmo tempo também fez crescer as preocupações em torno da segurança cibernética.

 

“Isto são riscos que estamos a observar, por isso queremos ter a certeza que estamos prontos” para os enfrentar, afirmou Karl Schimmeck, vice-presidente da Securities Industry and Financial Markets Association.

 

Passaram seis anos desde a simulação do ataque Sifma e um ano e meio desde o Quantum Dawn original, afirmou o Schimmeck, um antigo fuzileiro dos Estados Unidos. Segundo o antigo fuzileiro, a indústria financeira tem sido alvo de constantes ataques que sobrecarregam os sites deixando-os indisponíveis.

 

Agências governamentais como o Tesouro dos Estados Unidos, a SEC (regulador do mercado norte-americano), a Agência Federal de Investigação (FBI) e o Departamento de Segurança Interna vão participar nesta simulação.

 

A Deloitte foi a auditora escolhida para avaliar os resultados deste exercício, que nas palavras de Schimmeck “não é um teste de passar ou falhar”.

 

Schimmeck recusou-se a comentar as especificidades do exercício, mas afirmou que este iria “replicar um ataque sistémico no mercado de acções”.

Ver comentários
Saber mais Wall Street ataque informático pandemia simulação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio