Notícia
Valor de mercado da Coinbase fica aquém do esperado. Preço da bitcoin cai de máximos
A plataforma de compra e venda de criptomoedas começa a negociar no Nasdaq com uma avaliação de 90 mil milhões de dólares, aquém dos 100 mil milhões de dólares estimados.
Esta avaliação de mercado fica aquém dos 100 mil milhões que estavam a ser apontados pela Bloomberg, o que levou a uma queda imediata da bitcoin, espelhando aquilo que os analistas previam: a variação da Coinbase em bolsa e o desempenho da bitcoin estarão ligados no futuro.
A bitcoin estava novamente a renovar máximos históricos, perto dos 65 mil dólares por unidade, mas recuou para o patamar dos 63 mil dólares novamente, depois de ter sido anunciado o preço inicial de cada ação da Coinbase, que poderá variar logo nos primeiros minutos.
A entrada em bolsa da Coinbase – que suporta a negociação de cerca de 90 criptoativos – não foi feita através do comum IPO (Oferta Pública Inicial, na tradução para português), mas sim de uma Oferta Pública Direta (DPO, na sigla em inglês), o que significa que os atuais acionistas da empresa não estarão limitados por nenhum período de "lockup" e podem vender as suas ações logo no primeiro dia de negociação.
De acordo com as estimativas iniciais da empresa, a Coinbase registou 56 milhões de utilizadores até março deste ano, face aos 43 milhões no final de 2020, com as receitas a subirem para 1,8 mil milhões de dólares, nove vezes mais do que os 190,6 milhões registados no período homólogo. O lucro líquido deverá fixar-se entre os 730 milhões e os 800 milhões de dólares entre janeiro e março deste ano, um aumento homólogo de 2.300% se considerarmos a média destes dois valores.
Em 2019, a empresa lançou o Coinbase Card – numa parceria com a Visa – para os clientes no Reino Unido e em alguns países da Europa, o que permite comprar qualquer mercadoria, desde que a loja aceite cartões Visa, com recurso a criptomoedas.