Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT Multimedia poderá entrar no PSI20 já em Janeiro

A PT Multimedia poderá integrar o índice PSI20 já em Janeiro do ano 2000, «tudo dependerá da sua escalada no “ranking” dos títulos e da eventual ocorrência ou não de uma revisão...

21 de Outubro de 1999 às 12:25
  • ...
A PT Multimedia poderá integrar o índice PSI20 já em Janeiro do ano 2000, «tudo dependerá da sua escalada no “ranking” dos títulos e da eventual ocorrência ou não de uma revisão extraordinária» deste índice, adiantou ao Canal de Negócios uma fonte da Bolsa de Derivados do Porto (BDP). A entrar no índice o seu peso será de cerca de 5% ficando assim à frente de empresas como o Banco Português Atlântico (BPA) e mesmo do Banco Pinto & Sotto Mayor (BPSM).

Apesar das listas de espera e da generalidade do «ranking», serem recalculadas mensalmente, embora, com base na informação respeitante aos seis meses anteriores, nomeadamente a sua capitalização bolsista e a liquidez média neste período, «a entrada da PT Multimédia no índice não está vinculada à presença no mercado nos seis meses anteriores, uma vez que tal tem apenas influência no maior ou menor contributo para o “ranking” do título em causa», avançou a mesma fonte da BDP, logo não quer isto dizer que a PT Multimedia só venha a entrar na carteira do PSI em Julho de 2000. Tudo dependerá da sua escalada no «ranking» dos títulos cotados na Bolsa de Valores de Lisboa (BVL) e da eventual ocorrência ou não de revisões extraordinárias do PSI20.

Recorde-se, no entanto, que este cálculo mensal não tem implicações imediatas sobre a composição da carteira do PSI20, que apenas será revista nos finais de cada semestre, salvo se ocorrerem factos extraordinários, que poderiam dar origem à chamada de alguns títulos que liderassem a lista de espera vigente. Assim, no caso da PT Multimedia, apesar da elevada capitalização bolsista, acontece que como a próxima revisão ordinária do PSI20 terá lugar já em meados de Dezembro, para entrar em vigor em Janeiro, com base no «ranking» elaborado no final de Novembro, altura em que a PT Multimedia terá apenas cerca de duas semanas de presença no mercado, pelo que a não ser que nesse período tenha uma performance extraordinária, «os valores apresentados deverão ser insuficientes para a sua entrada imediata no índice», esclareceu a mesma fonte da BDP.

De qualquer forma, entrando já em Janeiro para o PSI20 ou só em Julho, empresas como a SIVA, a Traquilidade, a Soane Indústria e a Engil, que neste momento lideram a lista de espera para a entrada no PSI20, já na próxima revisão ordinária em finais de Dezembro, poderão ver assim adiada a sua integração na carteira deste índice, pois a PT Multimedia deverá assumir uma posição à sua frente.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio