Notícia
PSI20 desce abaixo dos 10 mil pontos
O PSI20, às 16h00, desceu abaixo dos 10.000 pontos pela primeira vez desde Outubro de 1999. O principal índice de referência da Bolsa nacional caia 2,4% influenciado pelo fecho dos contratos futuros.
O índice PSI20 atingiu o mínimo desde Outubro de 1999 nos 9.974 pontos, registando uma quebra de 2,4%.
O cenário na Europa e nos Estados Unidos era idêntico, com Londres, Madrid, Frankfurt e Zurique a perder mais de 2%. Nos Estados Unidos o Nasdaq perdia 2,83% e o Dow Jones caia 1,42%.
No índice PSI30 apenas a Sonae Indústria apresentava valorizações.
Deste índice 10 títulos perdiam mais de 3%, com a Impresa e a Jerónimo Martins a perderem ambas mais de 9%. Os dois títulos com maior ponderação nos índices, EDP e PT, perdiam mais de 2%.
Seis títulos negociavam em novos mínimos das últimas 52 semanas: Impresa, Jerónimo Martins, PT Multimedia, PT Multimedia.com, Modelo Continente e Sonae.com.
Fecho dos futuros agrava queda«Hoje é o dia de fecho dos contratos de futuros, portanto executam-se ordens de compra e venda (…) e quem está a vender está a fazer “baskets” para levar o índice ainda mais para baixo», afirmou David Oliveira, corretor da CIP Broker.
«Foi um único “basket” que levou o índice para baixo dos 10 mil pontos», sublinhou o mesmo operador.
Um «basket» é um conjunto de acções que visa reflectir o índice, integrando a quase totalidade dos títulos que o compõem.
Segundo a mesma fonte, estes movimentos vieram agudizar a tendência da Bolsa, «que já se encontrava negativa devido às descidas das Bolsas europeias e do Nasdaq».