Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Poupança, crédito e IRS jovem. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas

O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as suas dúvidas em matéria de finanças pessoais. Este conteúdo é habitualmente reservado a assinantes, mas ao longo da campanha de IRS estará disponível a todos os leitores. Aproveite.

Negócios 08 de Junho de 2024 às 15:00
  • ...
Poupança

| Ana Pinto

Subscrevi certificados de aforro em 2023, ainda com uma taxa de juro de 3,5% e agora tenho algumas poupanças que gostaria de voltar a aplicar. Contudo, não quero subscrever certificados da atual série F pois o juro é mais baixo. Há algum sítio onde possa comparar os produtos que existem no mercado (como depósitos a prazo ou fundos) e os custos que têm? Tenho de ver em cada instituição?

O mais recomendável é consultar as diferentes entidades, uma vez que não há nenhuma plataforma que reúna a informação de todos os produtos disponíveis.

Crédito

| Maria Isabel Costa

Li que o BCE vai descer as taxas de juro. Quando é que poderei uma redução na prestação mensal ao banco? Tenho um crédito contraído em 2006 ainda com 120 mil euros em dívida, indexado à Euribor a seis meses

O BCE anunciou uma descida de juros esta semana, sendo que as taxas Euribor já vinham a descontar este corte. Esta foi a primeira descida de juros desde 2019 e ainda que haja alguma expectativa de que o BCE possa voltar a descer o preço do dinheiro, o banco central alertou para o risco de inflação, pelo que não é certo se teremos novos cortes em breve.

De qualquer forma, o seu empréstimo, estando indexado à Euribor a seis meses, é revisto a cada seis meses automaticamente. Se a última revisão ocorreu em janeiro, por exemplo, só em julho haverá nova alteração. Sendo que as descidas que se devem sentir nos próximos meses não serão tão expressivas como os aumentos sentidos no ano passado.


De qualquer forma, se fez o contrato em 2006 e nunca reviu as suas condições pode, a qualquer momento, contactar a instituição financeira para renegociar e perceber se é possível encontrar uma solução mais atrativa para si.

IRS Jovem

| Martim Sousa

Tenho 23 anos e comecei a trabalhar no ano passado. Entreguei o IRS desta vez em conjunto com os meus pais. É verdade que perco acesso ao IRS Jovem? Ainda posso corrigir, mesmo já tendo sido feita a liquidação?

Sim, se entregar o IRS como dependente não tem acesso ao IRS Jovem. E ainda que a declaração de IRS já tenha sido liquidada, poderá submeter uma declaração de substituição. É possível alterar uma declaração de IRS até dois anos após a liquidação da mesma.

De realçar que se optar pelo IRS Jovem terá de entregar uma declaração individual e os seus pais também terão de submeter uma declaração de substituição.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio