Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Polícia dos mercados suspende cotação de empresa que disparou mais de 2.700% este mês

Em causa estão "questões relacionadas com transacções potencialmente manipuladoras nas acções da companhia em Novembro de 2017," refere a SEC. A empresa garante que está a trabalhar com o regulador.

Reuters
19 de Dezembro de 2017 às 16:54
  • 2
  • ...
As acções da The Crypto Company, uma empresa norte-americana que desenvolve soluções à base da tecnologia blockchain - a mesma que é usada por criptomoedas como a bitcoin - viu as suas acções suspensas em bolsa, depois de terem sido detectadas "transacçoes potencialmente manipuladoras" dos títulos.

A suspensão por parte da Securities and Exchange Commission (SEC) - que durará até 3 de Janeiro - foi decretada numa altura em que a empresa acumula uma valorização em bolsa de mais de 2.700% desde o início do mês. A 30 de Novembro, cada título valia 20 euros. No fecho da sessão desta segunda-feira, cada acção custava 575 euros, uma subida de 2.775%.

"Surgiram questões relacionadas com transacções potencialmente manipuladoras nas acções da companhia em Novembro de 2017," refere o comunicado da SEC que dá conta da decisão de suspensão temporária, onde também se mencionam dados recebidos pela SEC relacionados com a intenção de venda de acções comuns da empresa por parte de pessoas com informação privilegiada.

"Estamos suspensos e a prestar toda a informação. (...) A SEC está a enviar a mensagem errada. Estamos a trabalhar com o conselho [da SEC] e lidaremos com o assunto de forma adequada," disse Mike Poutre, CEO da empresa, ao Business Insider.

A valorização súbita das acções na bolsa norte-americana - desde que começou a cotar, em Setembro, disparou mais de 17.300% - coincidiu também com fortes ganhos verificados pela bitcoin, que no que vai deste mês já acumula uma apreciação de 85%.

Depois das subidas recentes, a empresa anunciou a realização de um split das acções, para converter cada título existente em 10 novas acções. Na altura, o presidente executivo da empresa afirmou esperar que, com um aumento do número de acções em negociação, a transacção passasse a ser mais "segura e organizada" para os investidores.

"Todos os investidores devem ser cautelosos quando vêem mercados voláteis como estes," disse Poutre. "Queremos que os investidores olhem para o negócio que estamos a construir e não para uma acção da moda ou para o mundo das criptomoedas," acrescentou.

A 4 de Dezembro, a empresa anunciou o início da primeira fase das operações para vender soluções para transacção de moedas virtuais. "Concentramo-nos em projectos de infra-estruturas e de plataformas desenhadas para constituírem o futuro da blockchain e das criptomoedas em todo o mundo," lê-se na descrição que é feita no site da The Cryto Company, empresa sediada em Malibu, no estado da Califórnia.

O valor da bitcoin recua 3% para 18.297,10 dólares, enquanto a ethereum dispara 14,2% para 841,24 dólares.
Ver comentários
Saber mais SEC criptomoedas EUA bolsa The Crypto Company bitcoin
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio