Notícia
Petróleo sobe após seis sessões a perder valor
O crude inverteu hoje o comportamento registado nas últimas seis sessões ao subir 2,61% depois dos EUA, no relatório semanal sobre energia, ter afirmado que as importações de crude vão diminuir face ao valor recorde registado na semana passada.
O Crude seguia valorizava 2,61% para os 25,90 dólares enquanto o Brent apreciava 1,85% a cotar nos 23,63 dólares.
O governo dos EUA afirmou que as acções das petrolíferas cresceram menos que os esperado na passada semana e as importações foram menores que as registadas na semana anterior. A diminuição da procura levou ao aumento dos inventários norte-americanos.
O receio de excesso de oferta que levou a OPEP a cortar a produção diária em 2 milhões de barris arrastou a preço do petróleo para uma queda de 15% em cinco sessões. Esta situação afastou o preço do crude do intervalo, situado entre os 22 e 28 dólares, que os países da organização entendem como satisfatório.
«Estou muito preocupado com o declínio actual dos preços» afirmou Abdullah al-Attiyah, presidente da OPEP que, em conjunto com outros ministros dos países pertencentes à organização equacionam novas formas para intervir.
Na semana passada quando a OPEP anunciou o corte na produção, a organização afirmou que este seria o primeiro o que faz prever a possibilidade de nova diminuição da produção. A próxima reunião da OPEP é dia 11 de Junho no Qatar.