Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo recua com receios de quebra da procura nas refinarias

O preço do petróleo perdia mais de 3% em Londres, com os mercados a recearem que as refinarias poderão passar a processar menos petróleo, na tentativa de aumentar os preços dos produtos derivados daquele combustível, para compensar as recentes descidas da

12 de Julho de 2001 às 18:31
  • ...
O preço do petróleo perdia mais de 3% em Londres, com os mercados a recearem que as refinarias poderão passar a processar menos petróleo, na tentativa de aumentar os preços dos produtos derivados daquele combustível, para compensar as recentes descidas das margens.

O preço do barril de «brent», ou petróleo do Mar do Norte, caía 3,1% para os 23,48 dólares (27,33 euros ou 5.479 escudos) no mercado à vista de Londres, enquanto o petróleo para entrega em Agosto [CO1] cotava nos 24,72 dólares (28,78 euros ou 5.770 escudos), a descer 3,13%.

Em Nova Iorque, o barril de crude para entrega em Agosto [CL1] registava uma desvalorização de 3,69% para os 26,11 dólares (30,39 euros ou 6.093 escudos).

Os mercados receiam que as refinarias poderão baixar a sua capacidade produtiva nos próximos tempos, depois das suas margens de rentabilidade terem recuado em função dos aumentos dos «stocks» de gasolina.

Com uma quantidade de gasolina considerada suficiente em reserva, as encomendas às refinarias têm vindo a diminuir, o que está a prejudicar as margens. Este movimento poderá levar as refinarias a baixar os seus níveis de actividade, pelo que necessitarão de comprar menos petróleo para depois proceder ao seu processamento.

Caso se confirmem estas expectativas, a procura de petróleo «em bruto» poderá diminuir nos mercados internacionais, o que deverá levar à queda dos preços.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio