Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo em mínimos de Abril com queda superior a 4%

As cotações do petróleo seguiam a cair mais de 4% em Londres e em Nova Iorque, devido à perda de força do furacão Gustavo, o que aliviou os receios de que possa provocar grandes danos nas plataformas de exploração e nas refinarias.

01 de Setembro de 2008 às 15:42
  • ...
As cotações do petróleo seguiam a cair mais de 4% em Londres e em Nova Iorque, devido à perda de força do furacão Gustavo, o que aliviou os receios de que possa provocar grandes danos nas plataformas de exploração e nas refinarias.

O contrato de Outubro do West Texas Intermediate, crude de referência para os Estados Unidos, seguia a perder 4,2% no mercado nova-iorquino, para o nível mais baixo desde 11 de Abril, nos 110,63 dólares por barril. O mercado tem estado extremamente volátil, a acompanhar de perto o furacão Gustavo, cuja categoria já foi reduzida para nível 2.

Em Londres, o Brent do Mar do Norte, “benchmark” para a Europa, descia 4,25% para 109,20 dólares.

O furacão Gustavo, agora de categoria 2, não deverá ganhar força até chegar à costa do Golfo, segundo o National Hurricane Center, citado pela Bloomberg.

“Vai haver bastante volatilidade e incerteza até o mercado obter informação sólida sobre as zonas que o Gustavo vai atingir e sobre a dimensão dos danos”, comentou à Bloomberg Stanislav Nazarati, operador petrolífero da Estónia.

As refinarias da costa do Golfo já reduziram pelo menos 1,56 milhões de barris por dia de produção, o que corresponde a cerca de 9,8% da produção total dos EUA. Os trabalhadores de mais de 70% das plataformas do Golfo do México já foram evacuados, segundo o Minerals Management Service.

Cerca de 1,25 milhões de barris por dia de crude e 6,09 mil milhões de pés cúbicos de gás já foram suspensos, o que corresponde a mais de 96% da produção petrolífera “offshore” e a 82% da produção gasífera, refere a Bloomberg.

O Golfo do México normalmente produz diariamente cerca de 1,3 milhões de barris de crude e aproximadamente 7,4 mil milhões de pés cúbicos de gás, de acordo com o Minerals Management Service.

Apesar de hoje ser feriado nos Estados Unidos (Labor Day), as negociações no mercado nova-iorquino NYMEX estão a decorrer para permitir aos operadores responderem ao Gustavo, informou a Bloomberg. As transacções serão registadas como parte da sessão de amanhã.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio