Notícia
Pequenos accionistas vão poder nomear administradores de grandes empresas
A Securities Exchange Commission (SEC) vai permitir que investidores com 1% do capital de grandes empresas possam nomear os administradores, dando aos accionistas uma ferramenta para rever os quadros dos bancos que foram criticados por "alimentar" a crise.
20 de Maio de 2009 às 18:40
A Securities Exchange Commission (SEC) vai permitir que investidores com 1% do capital de grandes empresas possam nomear os administradores, dando aos accionistas uma ferramenta para rever os quadros dos bancos que foram criticados por “alimentar” a crise.
Os comissários da SEC votaram hoje a proposta que se aplica a empresas com um valor de mercado acima de 700 milhões de dólares.
O SEC toma esta posição em resposta às queixas dos investidores sobre os administradores que falharam no bloqueio de acções que levaram a perdas muito elevadas em algumas instituições financeiras.
“Esta crise levou muitos a pensar sobre as questões e preocupações sobre a capacidade de responsabilidade e resposta das administrações”, disse a CEO da SEC, Mary Schapiro. “ A melhor maneira de contornar o problema é dar uma oportunidade significativa aos accionistas”, acrescentou.