Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP poderá decidir aumentar quotas de produção no encontro de amanhã

A Organização de Países Exportadores de Petróleo irá reunir amanha em Viena. No encontro serão discutidas as quotas actuais de produção de cada país e estas poderão ser aumentadas, para compensar as perdas da Líbia.

07 de Junho de 2011 às 15:43
  • ...
De acordo com um representante do Golfo Pérsico, a OPEP irá decidir o aumento das quotas de produção de petróleo na reunião que terá lugar amanhã, em Viena.

O aumento das quotas poderá ser decidido como forma de contrabalançar a queda da produção da matéria-prima causada pela interrupção da produção na Líbia, devido aos conflitos políticos que ainda persistem no país.

O aumento das quotas poderá ser decidido também para dar resposta ao aumento da procura, que deverá ocorrer pelo final do ano, segundo a Bloomberg.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo está a produzir actualmente 2 milhões de barris por dia acima do seu tecto oficial, declarou o mesmo representante, que não quis ser identificado por não estar autorizado a falar publicamente.

Todos os ministros do grupo acordaram sobre a necessidade de aumentar a produção, revelou o representante, acrescentando que a Arábia Saudita, maior produtor da OPEP, pretende aumentar a produção global até 1,5 milhões de barris por dia.

A OPEP, que gera cerca de 40% da produção mundial de petróleo, irá encontrar-se amanhã em Viena com o objectivo de decidir medidas para repor a produção da matéria-prima, que ficou diminuída desde o inicío dos conflitos na Líbia que levaram à interrupção da produção no país.

“A OPEP irá aumentar ligeiramente as quotas de produção para as aproximar da produção actual”, disse Axel Herlinghaus, analista de matérias-primas, à Bloomberg.

O Conselho Nacional de Transição dos manifestantes da Líbia decidiu não enviar nenhum representante líbio ao encontro dos países da OPEP, declarou Jalal el-Gallal, um porta-voz do conselho.

“Deve-se às regulações da OPEP”, indicou o porta-voz. “Não faz qualquer sentido enviarmos alguém, a quem não será permitido ultrapassar a porta e participar na reunião”, conclui o mesmo.

O economista responsável da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, declarou estar certo de que a OPEP será capaz de ler os sinais do mercado do petróleo e tomar as decisões apropriadas.

Apesar dos preços altos, Birol indicou que a procura do combustível irá crescer fortemente daqui para a frente.

“Estou certo de que os nossos colegas em Viena irão ser capazes de ler os sinais do mercado do petróleo da melhor maneira, e tomar as medidas necessárias de modo a confortar os mercados de petróleo e ajudar os esforços de recuperação mundiais”, comentou Fatih Birol.

O economista da AIE declarou ainda que os preços do petróleo resultam do cruzamento da oferta e da procura, e não apenas da especulação.

“Penso que a especulação definitivamente representa um papel na formação dos preços do petróleo de hoje”, disse Birol.

“No entanto, os níveis de preços correntes são principalmente resultado da rigidez da procura e oferta actuais e das expectativas de como é que o mercado irá evoluir no futuro próximo”, concluiu o economista.

Ver comentários
Saber mais OPEP Viena quotas de produção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio