Notícia
Obrigações japonesas de longo prazo com procura acima da média
O leilão realizado pelo Governo japonês, de 500 mil milhões de ienes (3,7 mil milhões de euros) em obrigações a 20 anos, obteve mais procura que a média do ano passado, devido a perspectivas que a deflação sustente os argumentos do banco central para uma
O leilão realizado pelo Governo japonês, de 500 mil milhões de ienes (3,7 mil milhões de euros) em obrigações a 20 anos, obteve mais procura que a média do ano passado, devido a perspectivas que a deflação sustente os argumentos do banco central para uma eventual subida das taxas de juro em 2004.
Os corretores licitaram 2,39 vezes o montante de dívida vendida, acima da média de 2,19 vezes registadas nas licitações de leilões de obrigações a 20 anos dos últimos 12 meses.
A procura foi também impulsionada pelo aumento do prémio de risco que as obrigações a 20 anos ofereciam, comparadas com os títulos a 10 anos, que se encontram em máximo de mais de um ano.
O deflator do produto interno bruto (PIB) japonês, a principal medida de alterações dos preços, poderá cair pelo vigésimo terceiro trimestre, esperam um conjunto de economistas consultados pela Bloomberg, que será divulgado amanhã num relatório pelo governo do Japão.
O Banco do Japão afirmou que não vai aumentar as taxas de juro, próximas de 0%, enquanto a deflação não terminar.
"Foi um bom leilão", afirmou Keisuke Tsumoto, responsável pela área de rendimento fixo na Schroder Investment Management Japan, em Tóquio. "As obrigações a 20 anos estão mais baratas que os títulos a 10 anos, o que as torna mais atractivas", acrescentou.