Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O PIB trimestral e outras 4 coisas que precisa de saber para começar o dia

São divulgadas as primeiras estimativas para o PIB em Portugal e na Zona Euro no primeiro trimestre, já com o primeiro impacto da pandemia. O mercado vai reagir aos resultados da Corticeira Amorim e Novabase e, nos EUA, são revelados dados das vendas a retalho e da confiança dos consumidores.

15 de Maio de 2020 às 07:30
  • ...
O primeiro retrato do PIB já com impacto da covid-19

O INE divulga a estimativa rápida das contas nacionais referentes ao primeiro trimestre do ano, já com os primeiros impactos do confinamento devido à pandemia. O Eurostat também apresenta a evolução do PIB na Zona Euro e na União Europeia, assim como o desemprego do primeiro trimestre e o comércio internacional da UE referente ao mês de março.

 

Amorim e Novabase na ressaca dos resultados

Os investidores vão reagir aos resultados trimestrais da Corticeira Amorim e da Novabase. Ambas as empresas escaparam incólumes aos primeiros impactos da pandemia e das restrições impostas em Portugal e noutros mercados onde operam.

 

Consumidores em destaque nos EUA

Na maior economia mundial é dia de serem conhecidos os dados das vendas a retalho em abril. Os economistas antecipam uma quebra de 12%, a maior de sempre, superando o recorde de março (-8,4%). A Universidade de Michigan divulga a leitura preliminar do índice de confiança dos consumidores em maio, sendo esperada uma ligeira recuperação face a abril.

 

Dados da China para tomar o pulso à recuperação pós-covid

Na China serão conhecidos os números da produção industrial e das vendas a retalho em abril. Os economistas estimam que a produção tenha sofrido uma quebra superior a 4% e que o comércio retalhista ainda tenha apresentado uma contração acima de 12%.

 

Os números das plataformas de petróleo e gás nos EUA 

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Na semana passada, o número de plataformas em atividade situou-se em 292, a primeira vez desde a Grande Depressão que baixou da fasquia dos 300. Este é um indicador seguido atentamente pelos investidores no mercado petrolífero, em particular no Nymex.

 

Ver comentários
Saber mais Novabase PIB EUA China bolsa petróleo 5 coisas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio