Notícia
Novabase desliza mais de 6% em bolsa após suspensão do dividendo
A Novabase já moderou as perdas, que chegaram a superar os 6%, depois de a empresa ter anunciado que irá suspender um dividendo de 85 cêntimos por ação.
A Novabase está a cair em bolsa, em contraciclo com a maioria das cotadas do índice nacional. A cotada já afundou mais de 6% depois de ter recuado na distribuição de dividendos.
O membro mais recente do PSI-20 tem andado aos ziguezagues entre o verde e o vermelho, e volta a descer nesta sessão, onde o sentimento predominante é o positivo. A Novabase cede agora 1,79% para os 2,75 euros, mas já chegou a deslizar 6,07% para os 2,63 euros. Ainda assim, no acumulado do ano, a empresa reúne ganhos de 6,59%.
A tecnológica comunicou ontem, já após o fecho, que vai suspender a distribuição do dividendo de 85 cêntimos por ação, correspondente a um montante global de cerca de 26,7 milhões de euros. Este dividendo estava previsto mediante redução do capital social da Novabase em igual valor (aproximadamente 26,7 milhões de euros).
A empresa liderada por João Nuno Bento indicou que "esta deliberação se enquadra nas medidas de prevenção em curso que perseguem garantir a resiliência financeira da empresa e a sua competitividade durante e depois da pandemia Covid-19".
A Novabase regressou ao PSI-20 a 23 de março, em substituição da Ramada. Na sua revisão anual, a Euronext inverteu assim a decisão tomada em março de 2018, quando a Ramada Investimentos e Indústria (ainda denominada F. Ramada, tendo "perdido o F" em julho desse ano) substituiu a tecnológica no índice de referência nacional.