Notícia
Moody’s eleva perspectiva de Sintra, Madeira e Açores
A agência de notação financeira melhorou o “outlook” de Sintra e das duas regiões autónomas, de “negativo” para “estável”.
Esta revisão ocorre depois de a Moody’s ter melhorado também, no passado dia 8 de Novembro, a perspectiva da dívida soberana de Portugal de “negativa” para “estável”, apesar de ter mantido o “rating” em ‘Ba3’ – um nível que ainda é considerado de “lixo” (categoria de investimento especulativo).
“A alteração no ‘outlook’ soberano, para ‘estável’, tem efeitos nas perspectivas ‘sub-soberanas’ em Portugal, atendendo às suas estreitas ligações institucional e financeira com o governo central”, explica a Moody’s num relatório divulgado esta terça-feira, 12 de Novembro.
Quando a agência prevê que um “rating” pode ser alterado nos 6 a 24 meses seguintes, emite um “outlook” (perspectiva). A anunciada melhoria da perspectiva para a notação da dívida de longo prazo de Portugal e agora de Sintra, Madeira e Açores, indica que a agência de rating pode decidir elevar essas classificações creditícias.
A Moody’s confirmou ainda as notações de ‘Ba3’ para a cidade de Sintra, e manteve também as dos Açores e Madeira, em ‘B1’ e ‘B3’, respectivamente.
Ainda na terça-feira, a agência emitiu um relatório para a Brisa Concessões Rodoviárias, dizendo que mantinha a perspectiva “negativa” para a empresa.