Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Irão e Venezuela levam petróleo a valorizar mais de 1%

O petróleo valorizava mais de 1%, reagindo às declarações dos presidentes do Irão e da Venezuela, que podem originar uma descida nas exportações de crude no mercado mundial por parte destes dois países membros da Organização dos Países Exportadores de Pe

06 de Fevereiro de 2006 às 09:16
  • ...

O petróleo valorizava mais de 1%, reagindo às declarações dos presidentes do Irão e da Venezuela, que podem originar uma descida nas exportações de crude no mercado mundial por parte destes dois países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

O crude transaccionado em Nova Iorque subia 1,5% para 66,35 dólares e o brent negociado na bolsa de Londres apreciava 1,37% até aos 64,26 dólares.

O presidente do Irão confirmou ontem que o país vai avançar com o seu programa de enriquecimento de urânio, com o objectivo de produzir energia nuclear, isto apesar de este caso ter sido já enviado para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que pode agora avançar com a imposição de sanções ao Irão.

O Irão é o segundo maior exportador de petróleo da OPEP, e a imposição de sanções por parte da ONU poderá lavar o país a retaliar com a descida das exportações de crude.

Por outro lado, o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, ameaçou com o possível encerramento de refinarias nos Estados Unidos, devido ao conflito diplomático que mantém com este país.

Estas instabilidades geopolíticas estão assim a impulsionar as cotações do petróleo esta manhã, que já chegaram a subir quase 2%

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio