Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investimento em centrais de biomassa é positivo para a EDP

O CaixaBI diz que o investimento da EDP e da Altri, de 250 milhões de euros na construção de sete centrais de biomassa, anunciado ontem é "positivo" uma vez que as energias renováveis são uma aposta destes dois grupos. Já o BPI considera que um reforço do

23 de Março de 2007 às 09:46
  • ...

O CaixaBI diz que o investimento da EDP e da Altri, de 250 milhões de euros na construção de sete centrais de biomassa, anunciado ontem é "positivo" uma vez que as energias renováveis são uma aposta destes dois grupos. Já o BPI considera que um reforço do investimento da EDP nas renováveis, face ao previsto no plano estratégico da empresa, é arriscado.

A EDP e a Altri irão investir 250 milhões de euros até 2012 na construção de sete centrais de biomassa através da Bioeléctrica, a "join-venture" que existe entre as duas empresas, anunciou ontem António Mexia, presidente da EDP, durante a inauguração da central termoeléctrica de Ródão.

O objectivo deste investimento é o de reduzir as emissões de CO2 e simultaneamente aproveitar o grande potencial de desenvolvimento das energias renováveis.

Para o CaixaBI este anúncio é positivo para a EDP uma vez que "os investimentos em energias renováveis enquadram-se na estratégia nacional de diversificação das fontes de geração de electricidade, com destaque para as energias renováveis e são uma aposta destes dois grupos".

EDP sobe investimento nas eólicas para 6 mil milhões

A EDP admite reforçar o investimento nas energias eólicas para seis mil milhões de euros, de acordo com o "Diário Económico" que cita a administradora da eléctrica nacional, Ana Maria Fernandes. Este valor é o dobro do que está inscrito no plano estratégico do grupo para o período de 2007-2010.

A empresa liderada por António Mexia quer assim assegurar um lugar de destaque no "ranking" mundial do sector onde já hoje ocupa a quinta posição, com 1.800 MW. Além de Portugal e Espanha, a EDP tem como alvos imediatos de internacionalização França, Itália e EUA

Para os analistas do BPI "o plano estratégico da EDP apresentado há alguns meses atrás incluia um plano de investimentos muito agressivo. O eventual reforço dos investimentos em renováveis parece basear-se em potenciais aquisições".

"Do nosso ponto de vista, o esforço financeiro adicional que este investimento requere, combinado com o historial da EDP em aquisições de renováveis, leva-nos a acreditar que este pode ser um factor de risco para a empresa portuguesa", referem os analistas Enrique Soldevila Manrique e Laura Alonso.

A EDP [edp] seguia a subir 0,24% para os 4,10 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio