Notícia
Investidores “suspiram” por estabilidade de Draghi
É o atual primeiro-ministro, mas também o preferido para Presidente nas eleições que arrancam esta segunda-feira. Mario Draghi poderá ser o escolhido de entre uma lista que inclui também Silvio Berlusconi. A incerteza pode, no entanto, trazer volatilidade.
Mario Draghi - Atual primeiro-ministro

Menos poder, por mais tempo
Foi o presidente do Banco Central Europeu (BCE) que ficou conhecido como o salvador do euro quando prometeu que tudo faria para resolver a crise das dívidas soberanas. Após ter deixado o cargo, Mario Draghi (atualmente com 74 anos) foi chamado a resolver um impasse governativo em Itália, tendo-se tornado primeiro-ministro do país em fevereiro de 2021. Agora, poderá saltar para o cargo de Presidente, liderando o Estado durante a implementação do plano de recuperação e resiliência.



- Partilhar artigo
- ...
Itália vai escolher um novo Presidente da República, num processo que promete ser longo e arrisca aumentar a instabilidade política no país. O primeiro-ministro, Mario Draghi, é visto como um dos preferidos ao cargo, mas o regresso do antigo chefe de governo Silvio Berlusconi ou a reeleição (por tempo limitado) do atual ocupante do cargo, Sergio Mattarella, também são possibilidades.