Notícia
Inditex vai aumentar dividendo após lucros recorde em 2015
A dona da Zara reportou um conjunto de resultados recorde e anunciou um aumento do seu dividendo de 15,6%.
Os lucros da Inditex subiram em 2015 ao ritmo mais elevado em três anos, com a companhia a conseguir marcar um novo resultado recorde, números que vão permitir à empresa aumentar o seu dividendo. A remuneração accionista vai subir 15,6%.
A Inditex encerrou o último ano com um resultado líquido de 2,88 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 15% face ao ano anterior e um novo recorde para a dona da Zara, adiantou a empresa espanhola em comunicado ao mercado, citado pelo Cinco Días. As vendas cresceram 15%, atingindo também um valor de facturação inédito, acima dos 20 mil milhões de euros.
Segundo a empresa, todas as marcas do grupo conseguiram aumentar as suas receitas no ano passado, sendo que a Zara e a Zara
Home registaram os crescimentos mais relevantes para as contas da companhia. As vendas da Zara aumentaram 18% para 13,6 mil milhões de euros, enquanto as receitas da Zara Home subiram 22% face a 2014 para 666 milhões.
Face a este conjunto de resultados, a empresa espanhola detida por Amancio Ortega vai propor um dividendo de 60 cêntimos por acção, que será composto por um dividendo ordinário de 46 cêntimos e e um dividendo extraordinário de 14 cêntimos por acção. A companhia propõe, assim, distribuir quase 1.900 milhões de euros em dividendos.
A empresa informou ainda que mantém a estimativa de uma taxa de crescimento das vendas de 15% em 2016, prevendo a abertura de entre 400 e 460 novas lojas. A Inditex vai entrar este ano em mercados como o Vietname, Nova Zelândia e Nicarágua.
As acções da Inditex seguem a avançar 0,61% para 29,59 euros, tendo já estado a subir um máximo de 1,6%.