Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ICE escolhida para novo sistema de fixação de preços do ouro

A empresa norte-americana de comercialização de fundos ganhou o concurso para a fixação de preços do ouro. O novo sistema deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2015.

07 de Novembro de 2014 às 16:43
  • ...

A Intercontinental Exchange (ICE) foi a empresa escolhida para estrear o novo sistema de fixação do preço do ouro nos mercados internacionais. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 7 de Novembro, de acordo com o comunicado da ICE e da Associação Londrina para o Mercado dos Metais Preciosos (LBMA, na sigla anglo-saxónica), citado pela Bloomberg.

 

O novo sistema deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2015, segundo a ICE. O preço do ouro será actualizado a cada 30 segundos. O dólar, o euro e a libra serão as divisas usadas neste novo mecanismo. Actualmente, a cotação do "metal amarelo" é definida duas vezes por dia com base nos preços definidos por quatro bancos: Société Générale, Bank of Nova Scotia, HSBC e Barclays.  Um processo implementado em 1919, há 95 anos.

 

A saída do Deutsche Bank do sistema de fixação de preços em Maio deste ano e a coima de 26 milhões de libras do Barclays, no mesmo mês, por manipulação da cotação do ouro despoletaram esta alteração.

 

Esta é o terceiro sistema de fixação que passa a ser controlado pela ICE. A empresa é actualmente responsável pela taxa interbancária britânica Libor (que funciona nos mesmos moldes da Euribor, do Banco Central Europeu) e pela Isdafix, taxa de referência para os contratos "swap".

 

O ouro é o quarto metal precioso sujeito a alterações no espaço de um ano. Em Agosto, a prata adoptou um mecanismo electrónico, rompendo com 117 anos de "fixing" estabelecido por três entidades do sector financeiro. A 1 de Dezembro, a platina e o paládio passarão por uma alteração semelhante.  

Ver comentários
Saber mais ICE ouro matérias-primas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio