Notícia
Greenvolt sai de bolsa. Hoje foi último dia de negociação
A Gamma Lux Aggregator, detida pelo fundo norte-americano KKR, anunciou o registo da compra potestativa das ações da Greenvolt que não adquiriu na OPA, resultando na saída de bolsa da elétrica liderada por João Manso Neto.
A Gamma Lux Aggregator, uma entidade detida pela Kohlberg Kravis Roberts (KKR), anunciou na quinta-feira o registo da compra potestativa das ações representativas de 2,36% do capital social da Greenvolt que ainda não detinha na sequência da recente oferta pública de aquisição (OPA) pelo fundo norte-americano. "A aquisição potestativa das ações-alvo torna-se eficaz com a presente publicação", refere a empresa em comunicado.
No seguimento do anúncio do registo da compra obrigatória pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Greenvolt ficou excluída da negociação na bolsa de Lisboa, onde já tinha sido retirada do PSI, o índice de referência nacional.
"A aquisição potestativa pela Lux Aggregator das ações-alvo implica, nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 195.º do Cód. VM, a exclusão das ações do mercado regulamentado Euronext Lisbon, com efeitos imediatos", diz o comunicado.
Na sequência da OPA lançada sobre a empresa de energias renováveis portuguesa, a Lux Aggregator adquiriu uma participação qualificada representativa de 97,64% no capital da empresa, ficando por adquirir pouco mais de 2%.
A contrapartida oferecida é de 8,3107 euros por ação, a mesma quantia paga na OPA, que decorreu entre 7 e 24 de outubro. "A contrapartida a pagar por todas as ações-alvo foi transferida da conta bancária aberta junto da Société Générale Luxembourg e encontra-se depositada numa conta bancária aberta junto do Banco Santander Totta, S.A., à ordem dos titulares das ações-alvo", refere o comunicado.
Na última sessão de negociação na bolsa de Lisboa, as ações da empresa desceram 0,24% para 8,22 euros. A empresa estava cotada na bolsa desde julho de 2021, depois de ter sido realizada a oferta pública inicial (IPO) da antiga unidade de energias renováveis da Altri.