Notícia
Gestores de fundos elegem PT e Grupo Sonae em Setembro
Os títulos da família Sonae e da Portugal Telecom (PT) são eleitos pelos gestores de fundos portugueses como os principais destaques da bolsa portuguesa em Setembro, mês em que os gestores esperam um comportamento positivo do PSI20.
Os títulos da família Sonae e da Portugal Telecom (PT) são eleitos pelos gestores de fundos portugueses como os principais destaques da bolsa portuguesa em Setembro, mês em que os gestores esperam um comportamento positivo do PSI20.
Nas escolhas dos seis gestores de fundos de acções nacionais contactados pela Reuters as acções da Sonae SGPS Sonaecom e Portugal Telecom recolhem três votos cada, enquanto a Sonae Indústria é o único outro título a conseguir mais do que um voto.
Os esperados desenvolvimentos em torno da OPA lançada pela Sonaecom sobre a PT são a justificação dada pelos gestores para estas escolhas.
O mercado prevê que a decisão da Autoridade da Concorrência em relação a esta operação seja conhecida durante o mês de Setembro.
"Espera-se para breve a divulgação do relatório da AdC relativo ao processo de aquisição e isso deverá trazer um desenlace para a proposta e abrir a possibilidade para o surgimento de ofertas concorrentes", disse Óscar Escaleira, administrador do BPN Gestão de Activos.
Acrescentou que "o tipo e natureza das condições que este relatório irá impor à Sonaecom serão determinantes para uma eventual revisão do preço da oferta".
Os gestores de fundos consideram que a Sonae SGPS é também beneficiada por este ambiente da OPA, enquanto a escolha do outro título do grupo, a Sonae Indústria, se prende com as previsões de lucros e com as perspectivas de valorização da cotação para acompanhar as congéneres europeias.
"Há a expectativa de bons resultados semestrais e também o facto do aquecimento da economia europeia permitir antever a melhoria da performance da Sonae Indústria nos mercados onde opera", referiu Pedro Pintassilgo, da F&C Portugal.
As restantes escolhas dos gestores de fundos para o próximo mês abrangem um leque variado de títulos, da Inapa, que deverá beneficiar da subida do preço do papel, à EDP, que segundo os gestores tem potencial para valorizar tendo em conta a performance das congéneres.
O PSI20 valorizou-se 16% desde o início do ano, enquanto a Sonae ganhou 8,5%, a Sonaecom 36% e a PT 15%
Gestores optimistas com evolução do PSI-20
A expectativa em torno dos desenvolvimentos da OPA sobre a PT e também da oferta lançada pelo BCP sobre o BPI será, na opinião dos gestores de fundos, um suporte para a performance do PSI20, sendo de prever um mês de ganhos para o índice.
"Tendo em consideração que as OPAs têm, ultimamente, estagnado o mercado e que possa haver uma clarificação das operações ao longo de Setembro e simultâneamente com algumas small caps a recuperarem dos mínimos atingidos nos últimos meses a performance do mercado português terá uma tendência positiva", referiu Francisco Oliveira, responsável de acções nacionais do Barclays.
Dizem, contudo, que a perspectiva de subida de taxas de juro e a valorização do euro podem afectar os mercados europeus e com Lisboa a ir atrás.