Notícia
Fusões e aquisições subiram 21% em Fevereiro com Portugal na mira dos espanhóis
A maior operação registada no mês passado foi a conclusão da OPA do CaixaBank sobre o BPI, mostra o relatório da Transactional Track Record.
No mercado português houve 29 operações de fusões e aquisições no mês de Fevereiro, o que representa um aumento de 21% face ao mesmo mês do ano passado, revela o relatório da Transactional Track Record.
Considerando os dois primeiros meses deste ano, o total é de 55 transacções e 2,4 mil milhões de euros, um aumento de 58% face ao mesmo período de 2016.
De acordo com os dados do relatório, o sector que mais se destacou foi o financeiro e de seguros, com um total de seis transacções, entre as quais a conclusão da OPA do espanhol CaixaBank sobre o BPI. No segundo e terceiro lugares, surgem os sectores da tecnologia e do imobiliário.
"Portugal continua sob os holofotes do mercado internacional e Espanha é o destaque do mês. De 21 aquisições inbound, 11 foram feitas pelo país vizinho e totalizam 770 milhões de euros. No mesmo período de 2016, apenas duas de 16 aquisições foram realizadas pelos espanhóis", lê-se no relatório.
A seguir a Espanha, são os Estados Unidos que surgem com o maior número de transacções – três no valor total de 20,1 milhões de dólares.
Os dados mostram ainda que no mês passado houve três transacções de private equity – uma delas no valor de 242 milhões de euros – e três no cenário de venture capital.