Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundos de acções batem largamente desempenho do PSI-20

Os fundos de acções nacionais continuam a bater a bolsa de Lisboa e a prestação em 2007 tem sido bem acima da conseguida pelo índice PSI-20. O Millennium Acções Portugal é o fundo que tem conseguido a melhor prestação, quase duplicando a valorização da bo

08 de Agosto de 2007 às 07:00
  • ...

Os fundos de acções nacionais continuam a bater a bolsa de Lisboa e a prestação em 2007 tem sido bem acima da conseguida pelo índice PSI-20. O Millennium Acções Portugal é o fundo que tem conseguido a melhor prestação, quase duplicando a valorização da bolsa nos primeiros sete meses do ano. Entre Janeiro e Julho subiu 36,06%.

Os fundos do Santander e do BPI da mesma categoria também estão com prestações muito positivas, batendo o índice em 15 e 14,7 pontos percentuais, respectivamente. Os dados são da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).

Em média, a classe de fundos de acções nacionais conseguiu um retorno de 30,11% até Julho, cerca de mais 10 pontos percentuais que o PSI-20 no mesmo período. Esta prestação torna esta categoria na mais bem sucedida no mercado de fundos de investimento em Portugal. Apenas os fundos de poupança acções (PPA) conseguem uma melhor performance, mas isso deve-se aos benefícios fiscais, já que também investem em acções portuguesas. Esta classe valorizou 29,98%, apesar de um fundo, o Millennium PPA, ter ganho 40%.

A razão porque os fundos de acções nacionais registam prestações bastante superiores às da bolsa prende-se com a escolha dos títulos por parte dos gestores dos fundos.

No mês passado, que finalizou com uma forte correcção nos mercados mundiais, o índice subiu apenas 0,37%, valor que foi superado por quatro dos sete fundos de acções nacionais.

O BPI Portugal foi o único que perdeu valor, com cada unidade de participação a recuar 0,34%. Os que melhor evitaram esta queda foram os dois que têm a pior prestação desde o início do ano. O Banif Acções Portugal subiu 1,02% em Julho, enquanto o Barclays Acções Portugal cresceu 0,96%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio