Notícia
Fundos com comissões mais altas têm retornos maiores
Investir através de fundos obriga ao pagamento de várias comissões às sociedades gestoras, quer pela subscrição do fundo, quer pela sua gestão ou resgate. O investidor corre, assim, o risco de pagar mais do que o retorno que poderá ter, caso o desempenho
Investir através de fundos obriga ao pagamento de várias comissões às sociedades gestoras, quer pela subscrição do fundo, quer pela sua gestão ou resgate. O investidor corre, assim, o risco de pagar mais do que o retorno que poderá ter, caso o desempenho do fundo venha a ser muito baixo ou até negativo.
No entanto, este é um risco que vale a pena correr. O maior e mais abrangente estudo internacional sobre os factores que determinam o desempenho dos fundos de investimento, realizado por três professores do ISCTE Business School, e que inclui uma análise a Portugal, conclui que os fundos que cobram comissões mais altas proporcionam retornos maiores.
O estudo elaborado por Sofia Ramos, António Freitas Miguel e Miguel Ferreira, que será hoje apresentada na conferência "Fundos de Investimento e Gestão de Activos", no ISCTE, identifica a existência de uma relação positiva entre o nível das comissões e o desempenho dos fundos.
A análise foi efectuada a 10.568 fundos de investimento de 19 países, dos quais 58 eram portugueses, com base na "performance" entre 1999 e 2005. Perante a correlação positiva entre comissões altas e retornos gerados, Sofia Ramos conclui: "Não só os investidores estão dispostos a pagar a "performance", como também as comissões cobradas se justificam."