Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon em queda após interrupção; PSI20 desce 0,05%

A Bolsa portuguesa seguia em queda, acompanhando a tendência das principais praças europeias. A quebra do BCP e da Portugal Telecom pressionavam o principal índice da Euronext Lisbon.

06 de Outubro de 2003 às 13:42
  • ...

A Bolsa portuguesa seguia em queda, acompanhando a tendência das principais praças europeias. A quebra do BCP e da Portugal Telecom pressionavam o principal índice da Euronext Lisbon. A Sonae SGPS voltava a destacar-se ao continuar o movimento de subida.

O PSI20 [PSI20] cotava nos 6.281,91 pontos, com nove acções a valorizarem, quatro em queda e as restantes sete inalteradas.

O Banco Comercial Português (BCP) [BCP] cedia 0,55% para 1,81 euros.

«Por não acompanharem o aumento de capital em Abril, a maioria dos accionistas de referência do BCP reduziram a sua posição no banco, fazendo com que a participação total do núcleo duro passa-se de 51,7% no fim de 2002 para 46,94% a 30 de Junho de 2003. CGD, Eureko, EDP, ABN Amro, e José de Mello foram os principais a diminuir a sua posição. A Teixeira Duarte aumentou-a ligeiramente (de 2.45% para 2.50%)», referiu a Espírito Santo Securities, numa nota diária.

A Portugal Telecom [PTC] recuava 0,42% para 7,07 euros. A operadora incumbente realizou um «road show» de três semanas junto de investidores institucionais para explicar a remuneração aos accionistas anunciada nos resultados semestrais. A empresa espera efectuar mais 1.500 despedimentos em 2004.

A Sonae SGPS avançava 1,85% para 0,55 euros. Os títulos da Sonae mantinham a tendência de subida, depois do «Expresso» ter noticiado que foram os fundadores da Ibersol e ex-quadros da Sonae, os compradores de parte da posição da Sonae na Portucel.

A Semapa valorizava 0,68%, para os 2,97 euros. O Jornal de Negócios avançou que a cimenteira estaria vendedora da sua posição na Cimpor e que ganharia dois milhões de euros, caso o fizesse à cotação de sexta-feira. A maior cimenteira nacional, por seu lado, decrescia 0,85% para os 3,50 euros.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] seguia inalterada nos 1,99 euros. De acordo com a imprensa, a eléctrica já terá assegurado o controlo da Portgás, depois da CGD ter comprado a posição de 12,6% da família Nelson Quintas, que irá revendê-la mais tarde à EDP. Por outro lado, a GalpEnergia aprovou uma call-option sobre a sua participação de 46,6% na Portgás em favor da EDP.

O Banco BPI (BPI) [BPIN], o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] e a Brisa [BRISA] seguiam inalterados nos 2,44 euros, 12,50 euros e 5 euros, respectivamente.

A Impresa avançava 0,98% para nos 3,10 euros para o máximo desde Junho de 2001. A detentora do canal de televisão SIC anunciou um reforço na liderança nas audiências em Agosto.

A Jerónimo Martins avançava 0,74% para 6,80 euros. A retalhista contraiu um empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros, com maturidade de cinco anos. Esta operação ocorre após reembolso de dois empréstimos que venceram em Setembro, no valor de 143,2 milhões de euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio