Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon cai pressionada por BCP e PT (act.)

A Euronext Lisbon encerrou em queda, com os títulos da PT e do BCP a pressionarem o índice. A sessão ficou marcada pela reacção das acções da Semapa e da Portucel ao anúncio de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) preliminar. O PSI-20 caiu 0,59%.

07 de Julho de 2004 às 16:56
  • ...

A Euronext Lisbon encerrou em queda, com os títulos da PT e do BCP a pressionarem o índice. A sessão ficou marcada pela reacção das acções da Semapa e da Portucel ao anúncio de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) preliminar. O PSI-20 caiu 0,59%.

O PSI-20 caiu 0,59% para 7.178,30 pontos, com 16 empresas a perder, três a subir e uma inalterada. Na Europa, as principais praças também fecharam a sessão em queda, com os resultados das empresas a condicionarem os índices. A excepção foi o espanhol IBEX, que subiu 0,70% para os 8.079,30 pontos.

Ontem à noite a Semapa, seguindo as indicações da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), anunciou o lançamento de uma OPA preliminar sobre a Portucel. O preço oferecido pela empresa de Pedro Queiroz Pereira foi de 1,55 euros por acção da papeleira. No final da sessão, os títulos da empresa [PTCL] estavam ainda abaixo desse valor, apesar de terem subido 2,68% para os 1,53 euros.

A Semapa [SEMA], por sua vez, deslizou 5,66% para os 3,50 euros. Em dois dias, a empresa caiu cerca de 7%. Numa nota de «research», os analistas do Caixa – Banco de Investimento (Caixa BI) dizem que «face à nossa avaliação da Portucel e tendo em conta o preço oferecido pela Semapa, consideramos que os investidores deverão atender à oferta efectuada».

As acções do Banco Comercial Português (BCP) [BCP] fecharam o dia a cair 1,11% para os 1,78 euros, um mínimo de Fevereiro, sendo os títulos com maior liquidez, com mais de 13 milhões de acções negociadas. O Jornal de Negócios noticiou hoje que banco liderado por Jorge Jardim Gonçalves «está prestes a finalizar o processo de racionalização da estrutura jurídica da Seguros & Pensões, cujo objectivo é facilitar a operação de venda, total ou parcial, da ‘holding’».

O Banco Espírito Santo (BES) [BESNN], por sua vez, caiu 0,74% para 13,50 euros, enquanto o Banco BPI [BPIN] terminou a perder 0,66% para 3,00 euros.

A Jerónimo Martins [JMAR] cedeu 3,61% para os 9,62 euros, depois de ontem ter tocado num máximo de 2001 nos 10,12 euros. A queda estará ligada ao facto dos investidores «aproveitarem para uma tomada de mais-valias, depois das fortes valorizações das últimas sessões», afirmou ao Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt) Filipe Almeida, da Probolsa.

A Portugal Telecom (PT) [PT] também pressionou o índice, recuando 0,46% para os 8,58 euros. O vice-presidente da operadora de telecomunicações, Iriarte Esteves, afirmou que a PT pretende atingir 750 mil clientes na banda larga até ao final do primeiro trimestre de 2005.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] valorizou 0,44% para os 2,28 euros, com 5,6 milhões de acções negociadas.

 

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio