Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon cai pressionada por BCP (act.)

A Euronext Lisbon terminou a sessão em queda, arrastada pela desvalorização dos títulos do Banco Comercial Português (BCP). O PSI-20 recuou 0,29%, num dia em que o mercado continuou a aguardar o eventual lançamento de uma OPA sobre a Portucel.

06 de Julho de 2004 às 17:20
  • ...

A Euronext Lisbon terminou a sessão em queda, arrastada pela desvalorização dos títulos do Banco Comercial Português (BCP). O PSI-20 recuou 0,29%, num dia em que o mercado continuou a aguardar o eventual lançamento de uma OPA sobre a Portucel.

O PSI-20 [PSI20] fechou a perder 0,29% para os 7.220,64 pontos, com dez empresas a subir, seis em queda e quatro inalteradas. Na Europa, o cenário também foi de quedas, com a subida do preço do petróleo e a desvalorização das empresas seguradoras a arrastar os índices.

Em Lisboa, a sessão ficou marcada pela expectativa em torno de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) que a Semapa poderá ser obrigada a lançar sobre a Portucel. Teixeira dos Santos, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) afirmou hoje que a entidade espera o anúncio do lançamento da OPA «o mais imediatamente possível».

O cenário de uma OPA foi visto pelos analistas como um factor negativo para as acções da Semapa [SEMA], o que acabou por se reflectir na evolução dos títulos ao longo da sessão. A empresa fechou o dia a cair 3,13% para os 3,71 euros. A Portucel [PTCL], por sua vez, terminou o dia a perder 0,67% para os 1,49 euros.

O título que mais pressionou o índice foi o Banco Comercial Português (BCP) [BCP], que encerrou a perder 2,70% para 1,80 euros, um mínimo desde Fevereiro. Um analista contactado pelo Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt) justificou esta queda com «possíveis desenvolvimentos da venda da Seguros&Pensões».

Ainda no sector da banca, o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] manteve-se inalterado nos 13,60 euros, enquanto o Banco BPI [BPIN] subiu 1,00% para 3,02 euros.

A Jerónimo Martins [JMAR] tocou um máximo de Fevereiro de 2001 nos 10,12 euros, terminando o dia a subir 2,36% para 9,98 euros. A empresa, que no segundo trimestre registou os maiores ganhos de entre os títulos do PSI-20, continua a ser impulsionada pela operação de aumento de capital.

A Sonae [SON], que detém uma participação de 25% do capital da Portucel, terminou inalterada nos 0,87 euros. A Caixa Geral de Depósitos e o Banco Espírito Santo têm uma opção de compra sobre esta participação da Sonae, e têm uma opção de venda, que lhes concede o direito de aliená-la à Semapa.

A FC Porto SAD caiu 1,30% para 3,03 euros. A sociedade desportiva confirmou a saída do jogador Deco para o Barcelona, a troco de 15 milhões de euros e a cedência dos direitos de Ricardo Quaresma.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] fechou inalterada nos 2,27 euros. A Portugal Telecom (PT) [PT] ganhou 0,70% para 8,62 euros, invertendo a tendência de queda registada durante a manhã.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio