Notícia
Euro recua para mínimos do ano contra dólar e iene
O euro atingiu hoje um novo mínimo dos últimos seis meses contra o dólar e dos últimos cinco meses contra a moeda japonesa, influenciado pelos sinais de abrandamento económico e de aumento da inflação na Zona Euro.
A moeda europeia transaccionou nos 0,8503 dólares durante a sessão de hoje, o valor mais baixo desde 27 de Novembro de 2000, face aos 0,8602 dólares que a moeda única valia ontem.
Relativamente à divisa japonesa, o euro desvalorizou para os 101,08 ienes, o nível mais reduzido desde 20 de Dezembro do ano passado. O euro perdeu durante a semana 2,4% contra o dólar e 5,9% face ao iene.
No decorrer desta semana, foram divulgados dados que indiciam um abrandamento da economia superior ao esperado na Zona Euro, com o produto interno bruto (PIB) da Alemanha e da França a crescer abaixo das expectativas dos analistas no primeiro trimestre deste ano.
A taxa de inflação da Zona Euro aumentou 0,5% em Abril, face ao mês anterior, com a inflação homóloga a avançar para os 2,9%, acima da meta de 2% traçada pelo Banco Central Europeu (BCE).
Desde o seu lançamento, em Janeiro de 1999, o euro desvalorizou 27% contra a moeda norte-americana e 23% face ao iene.
Cada euro vale 200,482 escudos.