Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recua com indícios de manutenção dos juros na Zona Euro

O euro perdia 0,71% face ao dólar, depois de hoje o Banco Central Europeu (BCE) ter afirmado que o actual nível das taxas de juro na Zona Euro é «apropriado», indiciando que não irá baixar o preço do dinheiro nos próximos tempos.

12 de Julho de 2001 às 17:49
  • ...
O euro perdia 0,71% face ao dólar, depois de hoje o Banco Central Europeu (BCE) ter afirmado que o actual nível das taxas de juro na Zona Euro é «apropriado», indiciando que não irá baixar o preço do dinheiro nos próximos tempos.

A moeda única negociava nos 0,8521 dólares e desvalorizava 0,91% relativamente à divisa nipónica, valendo 105,75 ienes.

«A actual orientação da política monetária mantém-se apropriada para assegurar que a estabilidade dos preços será uma realidade na Zona Euro no médio prazo», afirmou o BCE, no seu Boletim Mensal de Julho.

Esta posição deixa antever que a autoridade monetária europeia não deverá cortar a sua taxa de referência abaixo dos actuais 4,5% tão cedo como o previsto, uma vez que os analistas esperavam uma descida do preço do dinheiro na Zona Euro até ao mês de Agosto.

Entre os principais bancos centrais mundiais, o BCE é aquele que menos baixou os juros desde o início deste ano, tendo reduzido a sua taxa directora em 25 pontos base por uma única vez, no dia 10 de Maio, devido a preocupações com o actual nível da inflação na zona da moeda única.

Em Maio, a inflação da Zona Euro aumentou para os 2,9%, acima da meta de 2% traçada pelo BCE.

A redução efectuada pelo BCE compara com os seis cortes de taxas decretados pela Reserva Federal (FED) norte-americana desde o dia 3 de Janeiro, num total de 275 pontos base para os actuais 3,75%, com o objectivo de potenciar a recuperação da maior economia mundial.

A descida dos juros costuma contribuir para o incremento do consumo e do investimento, através da redução dos encargos agregados à contracção de novos empréstimos e ao pagamento de financiamentos em vigor, mas pode também levar ao aumento das pressões inflacionistas, devido à subida da procura.

A subida do dólar na sessão de hoje era também influenciada pela subida dos índices bolsistas norte-americanos, com o Nasdaq [CCMP] a ganhar 3,66% para os 2.044,15 pontos, beneficiando de expectativas de resultados trimestrais acima do esperado em empresas do sector tecnológico.

Os investidores da Zona Euro que quiserem investir em acções norte-americanas são obrigados a trocar euros por dólares para proceder à compra dos referidos títulos, com o aumento da procura a levar à valorização da moeda dos Estados Unidos (EUA).

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio