Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP Renováveis dispara 7% com alterações na regulação em Espanha

Os cortes do preço da energia renovável, em Espanha, são "muito positivos" para o sector, já que têm "um impacto muito pequeno na avaliação" da EDP Renováveis e eliminam o risco regulativo para a indústria, segundo os analistas do Espírito Santo Research (ESER). As acções disparam 7%.

05 de Julho de 2010 às 10:04
  • 7
  • ...
Os cortes no preço das energias renováveis em Espanha são “muito positivos”, porque eliminam o risco regulatório no país e têm "um impacto muito pequeno na avaliação" da EDP Renováveis, segundo diz o Espírito Santo Research.

Além disso, a Abengoa ganhou a construção de um parque solar nos EUA, num sinal de que o país não suspendeu os investimentos nas energias renováveis. A cotada liderada por Ana Maria Fernandes opera nos EUA, o que torna esta notícia positiva para a negociação das acções.

A casa de investimentos diz que os cortes avançados pela imprensa espanhola para a remuneração da energia renovável de fonte eólica, são “muito positivos para o sector face às expectativas de mercado e eliminam a incerteza regulativa”. Segundo o El Pais, “na [energia] eólica o corte será de 80 milhões de euros por ano até 2013” na despesa total com energia eólica.

O analista Fernando García diz que o impacto dos na avaliação de cotadas como a EDP Renováveis “é muito pequeno”. “Acreditamos que através do corte de 35% nos prémios, as empresas receberão” o mínimo para a viabilidade dos projectos que se encontravam sob risco de ver a sua rentabilidade ameaçada pela alterações dos prémios de energia renovável que Espanha concordou em pagar, para incentivar o investimento na construção de parque eólicos e foto voltaicos.

“A EDP R tem uma capacidade instalada de 1.795 MW de energia eólica em Espanha”, sendo que 723 MW1 se encontram sob o regime transitório que poderia sofrer com o corte dos prémios pagos pela energia renovável em Espanha. A cotada portuguesa não detém produção de energia solar, no país.

EUA entregam garantias para investimento em renováveis

A espanhola Abengoa recebeu garantias bancárias do governo dos EUA, para a construção de uma unidade de produção de energia solar, no valor de 1,45 mil milhões de dólares (1,15 mil milhões de euros). Esta notícia está a impulsionar os títulos da cotada espanhola, que avançam 13% para 18,70 euros.

Esta notícia é também um sinal de que os Estados Unidos estão a avançar com os planos de investimento em energias renováveis, que se receavam que fossem adiados devido aos esforços de contenção orçamental. A EDP Renováveis está presente nos EUA e reviu recentemente as suas estimativas para os resultados provenientes do outro lado do Atlantico, para se precaver do risco de atraso de projectos.

A EDP Renováveis chegou a subir 7,13% esta manhã para os 5,139 euros. Valoriza agora 5,27% para 5,05 euros por acção.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio