Notícia
Dólar cai contra o euro com reivindicação dos atentados de Madrid
A moeda norte-americana perdia valor contra o euro, depois da rede al-Qaeda ter reivindicado os atentados de 11 de Março, com os analistas a citarem o receio de atentados contra os EUA e os seus aliados, numa altura em que Zapatero poderá retirar as tropa
A moeda norte-americana perdia valor contra o euro, depois da rede al-Qaeda ter reivindicado os atentados de 11 de Março, com os analistas a citarem o receio de atentados contra os EUA e os seus aliados, numa altura em que Zapatero poderá retirar as tropas espanholas do Iraque. Para esta semana, os analistas recomendam exposição ao franco suíço, pela neutralidade política do país.
O euro, no câmbio contra o dólar, subia 0,22% para 1,2242dólares. A moeda única chegou a transaccionar num máximo de 1,2318 dólares, mas aliviou dos máximos depois da Reserva Federal dos Estados Unidos (EUA) ter anunciado que a produção industrial em Fevereiro aumentou 0,7%, acima do 0,4% projectados pelos analistas, com as companhias a produzir mais automóveis e equipamento electrónico.
Segundo os analistas, o facto da al-Qaeda ter reivindicado os atentados à bomba em Madrid na quinta-feira passada, está a provocar algum receio nos investidores sobre a eventualidade de novos atentados que poderão ter como alvo os EUA ou os seus aliados.
A Espanha, sob o Governo de José María Aznár, foi um dos apoiantes de George W. Bush na invasão do Iraque e agora, sob a administração de José Luis Zapatero, poderá optar por retirar do território iraquiano os 1,3 mil militares espanhóis.
Contra o franco suíço, o dólar caía para 1,2764 dólares, contra os 1,2844 dólares de sexta-feira. Numa sondagem a 62 economistas indagados pela Bloomberg, 75% recomendaram que o melhor investimento cambial nesta semana será o franco suíço, pela neutralidade política do país.
«A única coisa que se pode dizer num ambiente de ataques terroristas, é que a Suíça não será um alvo», afirmou à Bloomberg Mary Davis, um estratega cambial do Crédit Suisse First Bóston.