Notícia
Dinheiro fácil está a começar a ripostar nos mercados, diz o BIS
Um pouco por todo, os bancos centrais mantêm políticas monetárias altamente expansionistas. O BIS diz que é um risco. E que essas políticas estão a começar a ripostar nos mercados financeiros.
Taxas de juro em zero, programas de compra de dívida, entre outras "armas", estão a ser utilizadas por vários bancos centrais a nível mundial. São políticas monetárias altamente expansionistas que, diz o Bank for International Settlements (BIS - Banco de Pagamentos Internacionais), podem ser contraproducentes. E já estão a sê-lo. Estão a provocar anomalias no valor dos activos, criando novos problemas.
"A política monetária está a perder margem de manobra", diz Hyun Song Shin, responsável pelo "research" do BIS, o banco central dos bancos centrais. "Não é claro quantos mais estímulos para a economia real podem ser implementados através das políticas monetárias [dos bancos centrais] por si só sem que se criem distorções", acrescentou, à Bloomberg, no dia em que foi revelado o relatório anual do BIS.
O BIS tem vindo consistentemente a alertar para a necessidade de os governos dos vários países deixarem de estar tão dependentes de taxas de juro ultra-baixas e de estímulos monetários proporcionados pelos bancos centrais. Em alternativa sugere que os governos dupliquem os esforços em reformas estruturais e do sistema financeiro.