Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Diamantes fazem brilhar fundos de investimento internacionais

"Diamonds are a manager's best friend" é o lema de Evy Hambro, o gestor do maior fundo do sector mineiro do mundo, o "BlackRock World Mining Fund".

30 de Agosto de 2007 às 06:55
  • ...

"Diamonds are a manager"s best friend" é o lema de Evy Hambro, o gestor do maior fundo do sector mineiro do mundo, o "BlackRock World Mining Fund". A crescente procura desta pedra preciosa está a impulsionar o seu preço no mercado e, consequentemente, a fazer subir a cotação das mineiras que se dedicam à sua prospecção.

Esta valorização está também a suportar os ganhos dos fundos que investem neste sector. E a tendência deve aumentar.

"Eu adoro diamantes porque quando se analisa a relação oferta/procura, ela é extremamente favorável para um aumento do preço", afirmou à Bloomberg Pierre Lassonde, investidor que comprou recentemente 17% de uma mineira de diamantes no Canadá.

As reservas de diamantes caíram 75% desde 2000, não está prevista a abertura de nenhuma nova mina nos próximos três a cinco anos e a Índia e a China começam a afirmar-se como dois dos principais consumidores mundiais de diamantes. Estes factores levaram a que o preço dos diamantes crescesse 8,4% no primeiro semestre deste ano, quatro vezes mais que no mesmo período do ano passado.

Segundo a Anglo American, dona da De Beers, a maior mineira de diamantes do mundo, a procura destas pedras deve aumentar 5% ao ano até atingir os 20 mil milhões de dólares (14,7 mil milhões de euros) em 2014.

No entanto, actualmente as acções das empresas mineiras que apenas exploram diamantes estão caras face ao sector. Mesmo depois da recente correcção, estes títulos estão mais altos que os outros que estão mais diversificados em termos de actividade mineira.

As maiores cotadas do mundo que estão focadas na mineração de diamantes são a Aber Diamond, a Shore Gold, a Trans Hex, a Gem Diamonds, a Rockwell Diamonds e a Diamond Core Resource. A maioria é sul africana. Contudo, a aposta a longo-prazo pode dar bom resultado, segundo Evy Hambro.

"Os fundamentais da oferta e da procura sustentam bastante a subida dos preços", afirmou o gestor de um fundo que tem 10,2 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros) para investir só no sector mineiro. O "BlackRock World Mining Fund" é distribuído em Portugal pelo Activobank7 e pelo banco BEST.

Só a China triplicou a procura de diamantes no primeiro semestre de 2007. Este país, tal como a Índia, estão a registar um forte crescimento económico que faz disparar o consumo privado. Tudo isso aumenta exponencialmente a compra de bens de luxo, uma indústria que está em franco crescimento na região asiática.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio