Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Depois do caso GameStop, Yellen chama reguladores para discutir volatilidade nos mercados

Depois de uma ação concertada de milhões de pequenos investidores que levou a perdas de 12,5 mil milhões de dólares para grandes fundos de investimento, Janet Yellen quer reunir-se com os reguladores financeiros.

8. Janet Yellen, presidente da Reserva Federal dos EUA
Bloomberg
03 de Fevereiro de 2021 às 09:41
  • ...
A secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, convocou os reguladores do setor financeiro para discutir a recente volatilidade dos mercados, numa reação ao caso da GameStop, que acabou por envolver também a Robinhood.

A informação é avançada esta quarta-feira, 3 de fevereiro, pela Bloomberg, que dá conta de que Yellen solicitou uma reunião com representantes da Securities Exchange Commission (SEC, o regulador do mercado de valores mobiliários), da Reserva Federal, da Reserva Federal de Nova Iorque e da Comissão de Negociação de Futuros.

A reunião vai acontecer depois do "ataque" de pequenos investidores de retalho a vários fundos de investimento de Wall Street, na semana passada. Em causa está uma ação concertada de milhões de pequenos investidores em todo o mundo, que se organizaram através do fórum Wall Street Bets, no Reddit, para comprarem ações em massa de várias empresas, incluindo a GameStop, onde os fundos estavam expostos, mas a apostar na sua queda. Este episódio, calcula a Ortex, terá provocado perdas de 12,5 mil milhões de dólares aos fundos de investimento.

Mais tarde, a Robinhood, uma das maiores plataformas de "trading" online, entrou em cena, impedindo os investidores amadores de negociarem, sendo acusada de favorecer os fundos de investimento.

"A secretária Yellen acredita que a integridade dos mercados é importante e solicitou uma discussão sobre a recente volatilidade nos mercados financeiros e sobre se as recentes atividades respeitam a proteção dos investidores, bem como a eficiência e justiça dos mercados", acabou por reagir o gabinete de Janet Yellen, num comunicado emitido esta terça-feira.

Estas reuniões não são, contudo, um sinal de que poderá haver alterações na regulamentação dos mercados, ressalva a Bloomberg, lembrando que, no passado, os antecessores de Yellen também já conduziram reuniões com os reguladores após episódios semelhantes nos mercados financeiros.

Ainda assim, a SEC já adiantou, na passada sexta-feira, que está a procurar identificar possíveis práticas irregulares no caso da GameStop e que irá escrutinar a conduta das corretoras, incluindo a Robinhood.
Ver comentários
Saber mais gamestop robinhood janet yellen sec fed eua
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio