Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Declarações de Merkel levam PSI-20 a subir 1,5%

Declarações de Merkel aliviam mercados europeus e conduzem bolsa nacional a fechar em alta, com a Jerónimos Martins e o sector da banca a impulsionarem o índice com fortes ganhos.

17 de Junho de 2011 às 16:49
  • 5
  • ...
Apesar da praça lisboeta ter iniciado no vermelho pressionada pelos receios em torno da situação da dívida grega, inverteu a tendência ainda no início da manhã e foi acentuando os ganhos ao longo do dia.

O PSI-20 encerrou a ganhar 1,46% para 7.253,58 pontos, com 11 cotadas em alta, oito cotadas em baixa e uma que permaneceu inalterada. A Europa também
registou a mesma tendência.

Decorreu hoje a reunião da Chanceler alemã Angela Merkel e do Presidente francês Nicolas Sarkozy, que teve como propósito o encontro de uma solução consensual sobre o impasse na Grécia. Os líderes europeus pretendiam alcançar um comprimisso que pudessem levar a Bruxelas.

Merkel e Sarkozy declararam que a Alemanha pretendia trabalhar com o Banco Central Europeu na resolução da crise grega, e que a Iniciativa de Viena era um bom fundamento para a participação do sector privado, o que aliviou as tensões nos mercados europeus e modificou a tendência negativa que estes apresentavam.

As declarações de Merkel suavizaram a ideia do impasse da reestruturação da dívida grega e levaram as bolsas europeias a subir, o euro a valorizar e as "yields”" gregas a descer em alguns prazos.

Por cá, o PSI-20 não foi excepção. As cotadas que mais impulsionaram o índice foram a Jerónimo Martins e a Galp Energia. A retalhista cresceu 3,06% para 12,965 euros, e a petrolífera fechou a sessão a valorizar 1,74% para 14,935 euros.

No restante sector energético, a tendência generalizada foi de ganhos. A EDP, que foi a terceira cotada que mais impulsionou o índice, ganhou 1,72% para 2,485 euros. A empresa liderada por Ana Maria Fernandes, EDP Renováveis, ganhou 1,11% para 4,55 euros.

A REN contrariou o sentido e desceu 2,09% para 2,34 euros.

A contribuir para os ganhos do índice esteve ainda o BES, com uma apreciação de 3,95% para 2,633 euros. Esta é a segunda sessão de ganhos para o banco, após ter encerrado dia 15 a perder mais de 3%.

No restante sector da banca a tendência foi de ganhos. O BCP avançou 1,44% para 0,424 euros. Para o banco privado é também a segunda sessão que encerra a ganhar, após ter tocado mínimos históricos dia 15 quando caiu mais de 6%.

O BPI subiu 6,2% para 0,994 euros, após nove sessões de perdas. O banco de investimento também afundou para mínimos de Janeiro de 1996 no dia 15.

Já o Banif, fechou a perder 6,14% para 0,657 euros, mínimos de Setembro de 2003, e foi a segunda cotada que mais travou os ganhos do índice.

A contrariar maiores ganhos destacou-se a Portugal Telecom, que encerrou inalterada nos 6,95 euros.

Do lado das perdas esteve ainda a Zon, que recuou 1,01% para 3,43 euros.

Ver comentários
Saber mais PSI-20 banca Jerónimo Martins BES BPI BCP Galp Energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio