Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crise da Ucrânia faz gás natural disparar 7% para 77 euros

Esta matéria-prima, que na segunda-feira fechou a 71,85 euros, esteve perto dos 80 euros nos primeiros minutos da sessão de hoje.

Os preços do gás natural ainda têm um forte potencial de subida este ano. A queda dos inventários, o frio e a forte procura são grandes “triggers”.
Osman Orsal/Reuters
22 de Fevereiro de 2022 às 14:13
  • ...
O gás natural TTF (Title Transfer Facility) para entrega em março subiu hoje 7% no mercado holandês cerca das 9:30 em Lisboa, para 77 euros por megawatt hora (MWh), devido às tensões crescentes entre a Rússia e a Ucrânia.

Esta matéria-prima, que na segunda-feira fechou a 71,85 euros, esteve perto dos 80 euros nos primeiros minutos da sessão de hoje.

A subida de hoje reflete a decisão de Vladimir Putin de reconhecer as autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk na Ucrânia oriental, que desencadeou a rejeição internacional e o anúncio de sanções por parte das potências ocidentais.

Após os máximos históricos no final de 2021, o gás natural não atingiu 100 euros por MWh em qualquer ocasião desde o início do ano, embora os preços atuais sejam quase quatro vezes o preço de 19,3 euros por MWh que custava há um ano.

O elevado preço do gás natural, juntamente com o aumento dos custos de emissão de dióxido de carbono (CO2), é a causa da subida dos preços da eletricidade nos mercados grossistas em toda a Europa.
Ver comentários
Saber mais Rússia Ucrânia energia economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio