Notícia
Competitividade dos "players" portugueses de pasta e papel vai continuar sustentada
Os eficientes processos de gestão de florestas, a tecnologia de produção de pasta e a proximidade aos mercados europeus mantém a competitividade dos “players” portugueses de pasta e papel, com as fábricas mais eficientes a apresentar margens mais próximas
Os eficientes processos de gestão de florestas, a tecnologia de produção de pasta e a proximidade aos mercados europeus mantém a competitividade dos "players" portugueses de pasta e papel, com as fábricas mais eficientes a apresentar margens mais próximas dos produtores da América Latina do que dos congéneres ibéricos, considera o Millennium bcp investimento.
Numa nota de "research" de segunda-feira, o banco acrescenta que os preços da pasta de papel de eucalipto (BHKP) em euros subiram 4% em um mês, frisando que os preços da pasta têm demonstrado mais estabilidade nos últimos dois anos do que na primeira metade da década. A desvalorização da moeda norte-americana foi uma das principais influências na subida dos preços em dólares.
Relativamente aos níveis dos "stocks" de pasta, na Europa, estes alcançaram um mínimo de 10 anos desde Março, podendo, contudo, estar a dar início a um período de crescimento depois de uma ligeira subida em Agosto.
O Millennium bcp investimento acredita que depois de uma pequena descida, os preços de papel parecem regressar à tendência de crescimento. "Esta tendência nos preços de papel europeus parece sólida e de acordo com o normal ciclo de preços", refere a nota.
O banco estima ainda que após ter atingido em Julho de 2006 a maior descida anual, a procura de pasta começa a recuperar e a alcançar novamente um crescimento positivo depois de Junho de 2007.
O provável aumento na produção de pasta e papel na Rússia deverá afectar a actual distribuição geográfica da produção mundial. O fornecimento é condicionado pelo acesso aos preços das diferentes matérias-primas e à tecnologia. A vantagem das regiões com clima tropical, garantindo preços mais baratos dos materiais, deverá continuar a influenciar as diferenças entre os produtores de pasta.