Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Buffett próximo de fazer uma compra gigantesca?

100 mil milhões de dólares e o valor que Buffett poderá ter disponível para "ir às compras". Estará próximo de anunciar um "mega-negócio"? A assembleia-geral de accionistas da Berkshire Hathaway está marcada para este fim-de-semana.

Bloomberg
03 de Maio de 2017 às 15:00
  • ...

A carreira de Warren Buffett é marcada por aquisições espectaculares que envolvem milhares de milhões - 10 mil milhões de dólares, 20 mil milhões ou 30 mil milhões. Mas100 mil milhões de dólares? Mesmo para Buffett, seria muito dinheiro. Mas é disso que falam alguns investidores, analistas e fãs do mega-investidor.

 

Não há sinais imediatos no horizonte, porém o mercado está fixado na dimensão da liquidez da empresa de Buffett, a Berkshire Hathaway. Teoricamente, o montante seria suficiente para uma transacção de 12 dígitos. Isto colocaria ao alcance de Buffett empresas como Nike ou Costco Wholesale.

 

"Um negócio de 100 mil milhões de dólares parece possível" considerando a quantia que está disponível, disse Richard Cook, gestor de investimentos de um fundo sediado em Birmingham, no Estado americano do Alabama, que detém acções da Berkshire.

 

É uma proposta intrigante para os milhares de investidores que se preparam para a assembleia anual da Berkshire Hathaway, que acontece neste fim-de-semana em Omaha, Nebraska. Mesmo aos 86 anos, Buffett está disposto a mostrar aos seus seguidores que eBerkshire Hathawaystá longe de ter terminado a construção do seu império. E talvez ele possa bater seu próprio recorde, a compra da ferrovia Burlington Northern Santa Fe, em 2010, por 34 mil milhões de dólares.

 

Acima de tudo, Buffett gosta de empresas com fortes vantagens competitivas e lucros previsíveis no longo prazo. É por isso que companhias como Nike ou Costco podem atraí-lo, se os preços forem interessantes. Nenhuma delas indicou estar à venda – ou que ouviria de bom grado uma oferta de compra.

 

Mas Buffett certamente tem argumentos para um negócio desses. No fim de Dezembro, a Berkshire tinha 86,4 mil milhões de dólares em caixa, rendendo praticamente nada. Esta quantia pode aumentar para 100 mil milhões a meio do ano, com a entrada dos lucros de dezenas de subsidiárias, realça o analista Jim Shanahan, da Edward Jones.

 

Buffett não respondeu imediatamente a um contacto para fazer um comentário sobre esta reportagem.

 

Além do próprio bolso, o bilionário tem acesso a outras fontes de recursos. Buffett indicou que pode vender activos na carteira de acções da Berkshire para financiar um negócio. Algumas dessas aplicações, como uma participação na International Business Machines (IBM) avaliada em 13 mil milhões de dólares, podem ser liquidadas sem tributação pesada.

 

Há também a possibilidade de endividamento. Buffett pediu um empréstimo de quase um terço da quantia necessária para a compra da fundição Precision Castparts, por 33 mil milhões de dólares, no ano passado. Com os juros tão baixos, esta opção pode ser especialmente atraente.

 

O que é possível não é necessariamente provável. Para começo de conversa, não existem muitas empresas avaliadas em 100 mil milhões de dólares e poucas podem despertar o interesse de Buffett, que já disse que não gostaria de ter um banco por causa das regulamentações do sector.

 

O bilionário também praticamente descartou uma oferta hostil. Recentemente desistiu de uma parceria com a Kraft Heinz para a compra da Unilever (que tem um valor de mercado próximo de 150 mil milhões de dólares) porque o alvo não considerou a proposta amigável.

 

"Se ele tiver uma oportunidade interessante de gastar 100 mil milhões, ele encontrará o dinheiro", disse Steve Wallman, accionista de longa data da Berkshire. "O factor mais importante é o que está disponível."

Ver comentários
Saber mais Warren Buffett Berkshire Hathaway
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio