Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

«Brent» deverá cotar nos 64 dólares no final do ano

O preço do petróleo deverá seguir uma tendência de descida até final do ano, recuando para os 64 dólares caso não se registem perturbações nos países produtores, dizem os analistas do Centre for Global Energy Studies. Se houver uma falha no fornecimento,

22 de Maio de 2006 às 14:01
  • ...

O preço do petróleo deverá seguir uma tendência de descida até final do ano, recuando para os 64 dólares caso não se registem perturbações nos países produtores, dizem os analistas do Centre for Global Energy Studies. Se houver uma falha no fornecimento, os preços podem subir para perto dos 80 dólares.

Os analistas estimam que a procura de petróleo cresça a um ritmo de 1,17 milhões de barris por dia, ou 1,4% ao ano, o que deixará o mercado numa situação em que «qualquer perturbação no fornecimento terá um efeito significativo nos preços».

Num cenário sem perturbações nos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a previsão do CGES é de que os preços continuem a recuar nos próximos meses, atingindo um valor de 64 dólares no final do ano.

No entanto, a incerteza irá manter-se sobre o mercado tendo em conta a instabilidade em países como a Nigéria, o Irão ou a Venezuela. O CGES refere que se vier a existir uma quebra significativa no fornecimento os preços avançarão para os 78,5 dólares no final do ano, continuando a escalar até aos 90 dólares durante o primeiro trimestre de 2007.

Caso a quebra seja do lado da procura, com o crescimento do consumo a crescer 0,8% ao ano ao invés dos 1,4% previstos, os preços recuariam para a casa dos 50 dólares no final de 2006 e continuariam a baixar para os 30 dólares no início de 2007.

«Há apenas dois anos esses preços eram considerados normais, mas os membros da OPEP estão agora tão habituados a receitas recorde que não deverão permitir que os preços recuem tanto, actuando imediatamente com cortes do lado da produção», diz o CGES.

O crude em Nova Iorque seguia a cair 1,15% para os 67,74 dólares e o «brent» perdia 0,95% para os 68,03 dólares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio