Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional alivia de perdas

A bolsa nacional aliviava de perdas, ao ceder 0,05%, com os ganhos do banco BPI e da Jerónimo Martins a não serem suficientes para contrariar as quedas do Banco Espírito Santo (BES) e da Portugal Telecom (PT).

20 de Agosto de 2004 às 12:54
  • ...

A bolsa nacional aliviava de perdas, ao ceder 0,05%, com os ganhos do banco BPI e da Jerónimo Martins a não serem suficientes para contrariar as quedas do Banco Espírito Santo (BES) e da Portugal Telecom (PT).

O PSI-20 seguia estável a cotar 7.006.62 pontos. A bolsa nacional acompanhava a tendência de queda das praças europeias, com seis acções a descer, sete a subir as restantes sete inalteradas.

As praças europeias desvalorizavam com os preços do petróleo a avançarem para novos recordes. O «brent» [co1], negociado em Londres, subia 1,74% para os 45,10 dólares (36,68 euros) alcançando novo máximo, enquanto o crude [cl1] seguia a valorizar 0,74% nos 49,06 dólares (39,91 euros).

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai encontrar-se com os produtores que não pertencem ao grupo, que poderão incluir a Rússia e o México, em Viena entre dia 16 e 17 de Setembro e pedir-lhes para aumentarem os fornecimentos para baixar os preços de petróleo, explicou Purnomo Yusgiantoro, citado pela Bloomberg.

O Iraque reduziu as exportações em cerca de um milhão de barris por dia de 1,8 milhões em Abril, devido ao aumento de violência que se tem sentido no país. As ofensivas dos soldados xiitas estão a aumentar.

O BES [BESNN] era o que mais pressionava o mercado nacional com uma queda de 0,52% para 13,28 euros, enquanto o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] perdia 0,58% para 1,70 euros e o Banco BPI [BPIN] valorizava 0,36% para 2,81 euros.

A Companhia de Seguros Tranquilidade, do Grupo Espírito Santos, a Corporación Mapfre, e a AXA estão a considerar a possibilidade de fusões em Portugal, de forma a enfrentar a unidade de seguros da Caixa Geral de Depósitos, avançou hoje o «Semanário Económico».

A decisão surgiu depois da Caixa Seguros ter garantido a compra da Seguros e Pensões ao BCP, reforçando a sua quota de mercado nos seguros reais para 40%.

A PT [PTC] seguia inalterada nos 8,17 euros. O Deutsche Bank reviu hoje em alta a recomendação sobre a operadora nacional de «vender» para «manter», baseando a decisão numa melhoria das perspectivas da empresa no que respeita os resultados operacionais.

Guy Peddy diz ainda que espera o anúncio de pagamento de um dividendo na próxima apresentação de resultados trimestrais.

O analista espera que a empresa liderada por Horta e Costa venha a pagar um dividendo de 35 cêntimos por acção em 2005, valor que compara com os 22 cêntimos por título pagos este ano.

A arrastar a bolsa estava também a Semapa [sema] a cotar 3,75 euros, a perder 1,32%. A oferta pública de aquisição (OPA) feita pela Semapa à Portucel teve início dia 18 de Agosto e decorre até dia 28 de Setembro. Segundo o prospecto, os resultados são apurados no dia 29 do mesmo mês. A Portucel [PTCL] seguia inalterada nos 1,54 euros.

A contrariar a tendência de queda seguia a Jerónimo Martins [jmar] a valorizar 1,7% para 8,96 euros.

A Brisa [brisa] seguia estável nos 6,02 euros, depois de Ricardo Froes, administrador da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), unidade da concessionária nacional de auto-estradas no Brasil participada em 17,9%, ter anunciado que espera investir 1,5 mil milhões de reais (407,7 milhões de euros) nos próximos cinco anos para gerir as novas concessões federais e estaduais que espera ganhar nos próximos concursos.

A Cimpor [CIMP], a maior cimenteira nacional, seguia inalterada nos 4,17 euros, depois do Jornal de Negócios ter anunciado ontem que a empresa espera triplicar as suas vendas no Sul de Espanha.

A Electricidade de Portugal (EDP) também negociava sem variação, ao cotar nos 2,28 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio