Notícia
Bolsa ganha mais de 2% com ganhos generalizados
A bolsa nacional somava, numa altura em que todos os títulos que compõem o PSI-20 valorizavam. O BCP e a Sonae SGPS eram as acções que mais animavam o índice, que avançava 2,09%. A REN destacava-se ao disparar quase 8%.
A bolsa nacional somava, numa altura em que todos os títulos que compõem o PSI-20 valorizavam. O BCP e a Sonae SGPS eram as acções que mais animavam o índice, que avançava 2,09%. A REN destacava-se ao disparar quase 8%.
O principal índice nacional [psi20] crescia para os 12.584,77 pontos, com 20 acções a subir. O PSI-20 seguia a mesma tendência dos congéneres europeus que beneficiavam da decisão da Reserva Federal (Fed) de reduzir a taxa de desconto em 0,5 pontos percentuais para os 5,75%, ou seja a taxa a que empresta o dinheiro à banca.
A Fed disse ainda que as medidas não ficariam por esta acção, o que também contribuiu para a subida das bolsas na sexta-feira e hoje, com o mercado a antever uma redução de juros.
O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] apreciava 3,79% para os 3,56 euros, a uma semana da assembleia geral de accionistas. Os títulos do banco liderado por Paulo Teixeira Pinto já estiveram a somar mais de 4% na sessão de hoje.
A Sonae SGPS [son] também avançava 4,4% para os 1,90 euros, depois de na semana passada ter perdido mais de 9%. A Sonaecom [snc] também subia 3,26% para os 4,12 euros e a Soane Indústria [soni] crescia 2,27% para os 9,00 euros.
A Redes Energéticas Nacionais (REN) [rene] destacava-se ao valorizar 7,8% para os 3,73 euros, a reagir ao anuncio feito, na sexta-feira, pela Euronext, que deu conta que as acções da empresa liderada por José Penedos vão passar a integrar o PSI-20 a partir de 3 de Setembro.
Para a REN entrar no principal índice nacional, a Cofina [cofi] vai sair, mas ainda assim, os títulos somavam 4,88% para os 1,72 euros.
Em destaque seguem ainda as acções da Soares da Costa [sco], ao subirem 8,26% para os 2,49 euros. O sector da construção foi um dos mais penalizados em Portugal durante a semana passada, devido aos receios de abrandamento económico global provocado pela queda acentuada nos mercados financeiros.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] ganhava 0,21% para os 9,76 euros, no dia em que o Jornal de Negócios noticia que a empresa liderada por Henrique Granadeiro está interessada na privatização da maior operadora de telecomunicações da Argélia.