Notícia
Bolsa espanhola ganha quase 9% em dois dias
Depois de resolvidos os problemas técnicos que levaram à suspensão das negociações na bolsa de Madrid, índice espanhol valoriza quase 3%. Nos últimos dois dias, o IBEX recuperou 8,9%, com o impulso do sector financeiro.

Nas últimas duas sessões, o principal índice espanhol acumula um ganho de 8,9%, devido sobretudo à recuperação dos títulos do sector financeiro. O IBEX segue a valorizar 2,77% para os 6.942,50 pontos, depois de na última sessão ter disparado 6%. Entre as cotadas mais positivas, destaque para o BBVA, que aprecia 4,41%, o Santander, que avança 3,29%, e o BNP que soma 5,36%.
O IBEX está assim a acompanhar o sentimento positivo das bolsas europeias, animadas com o facto de a Grécia e a troika concordarem acerca da necessidade de ser reforçado o esforço da política económica para que seja possível ao país atingir as metas acordadas.
No domingo, os representantes da União Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Comercial Europeu (BCE) encontraram-se com o ministro das Finanças grego. A reunião com Yannis Stournaras serviu para concluir os trabalhos da visita da troika à Grécia, que terminou este fim-de-semana e vai continuar em Setembro.
Nesta altura, também ganha força a possibilidade de Espanha vir a pedir ajuda externa, depois de o primeiro-ministro Mariano Rajoy ter adiantado que "não descarta, nem deixa de descartar" essa hipótese.