Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa continua ciclo de quedas pressionada por EDP e BCP

A bolsa nacional continua a série de descidas consecutivas. A praça lisboeta recuava pela décima sessão seguida, pressionada essencialmente pelos títulos da Energias de Portugal e do Banco Comercial Português. O PSI-20 caía 0,6% e acompanhava a tendência

22 de Maio de 2006 às 12:34
  • ...

A bolsa nacional continua a série de descidas consecutivas. A praça lisboeta recuava pela décima sessão seguida, pressionada essencialmente pelos títulos da Energias de Portugal e do Banco Comercial Português. O PSI-20 caía 0,6% e acompanhava a tendência verificada nas congéneres europeias.

O principal índice nacional [psi20] recuava para os 9.347,24 pontos, o que representa o mínimo desde 15 de Fevereiro. Para Luís Duarte do CaixaBI, o PSI-20 está a acompanhar a tendência dos mercados internacionais, sendo que o facto de a praça nacional «ter subido muito», com as OPA sobre a PT e sobre o BPI, justifica as fortes quedas recentes.

Na semana passada o PSI-20 registou a pior semana em mais de três anos e meio. O PSI-20 perdeu 5% em cinco dias, o que representa o pior desempenho da bolsa desde Setembro de 2002, numa semana em que nenhuma acção que compõe o principal índice nacional conseguiu valorizar.

Na sessão de hoje, as acções da Energias de Portugal [edp] eram as que mais pressionavam o índice. Os títulos da eléctrica cediam 1,06% para os 2,81 euros, pela quarta sessão consecutiva.

Luís Duarte afirma que a descida dos títulos da EDP é a conjugação de dois factores: a eléctrica está a «acompanhar o mercado» e a reagir ao anúncio da «Iberdrola que afirmou já ter atingido os 9,5% na eléctrica», que tinha definido. Com a obtenção dos 9,5% na EDP, terminou uma forte tendência compradora dos títulos, afirma o operador do CaixaBI.

Também em queda estavam as acções do Banco Comercial Português (BCP) [bcp]. Os títulos do banco liderado por Paulo Teixeira Pinto recuavam 0,9% para os 2,20 euros.

O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich diz que a queda contínua do BCP vai deixar o banco muito vulnerável, afirmando que, numa OPA que se espera que venha a durar meses, «e com as acções do BCP a cair todos os dias, suponho que seja uma situação pouco confortável para o BCP».

Os títulos da entidade visada na OPA do BCP, o Banco BPI [bpin], seguiam a valorizar 0,17% para os 5,76 euros. Ainda no sector da banca, o BES [besnn] perdia 0,55% para os 10,93 euros.

A Sonae SGPS [son] seguia sem variação nos 1,27 euros, já a Sonaecom [snc] perdia 0,91% para 4,36 euros, a reflectir os receios de um possível «chumbo» da OPA lançada sobre a PT, por parte da Autoridade da Concorrência.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] descia 0,11% para os 9,38 euros, enquanto que a participada, a PT Multimédia [ptm] ganhava 0,11% para os 8,82 euros.

Entre as cotadas, de destacar também as quedas de mais de 2% e de 3% da Semapa [sema] e da Mota-Engil [egl]. A Portucel [ptcl] perdia 3,76% e a Jerónimo Marins [jmar] cedia 1,11% para os 13,33 euros.

Fora do PSI-20, a Corticeira Amorim [cor] recuava 4,81% para os 1,78 euros e a Ibersol [ibrs], que aguarda aprovação do regulador sobre a OPA que lançou sobre a TelePizza, descia 4,88% para os 7,80 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio