Notícia
BNP lança produto inovador de capital garantido
Numa altura de instabilidade nos mercados financeiros e de regresso aos depósitos bancários, o BNP Paribas apresentou o “All Stars”, um produto destinado a investidores conservadores que gostem de preservar o seu capital, mas queiram algum rendimento no f
Numa altura de instabilidade nos mercados financeiros e de regresso aos depósitos bancários, o BNP Paribas apresentou o "All Stars", um produto destinado a investidores conservadores que gostem de preservar o seu capital, mas queiram algum rendimento no fim da maturidade.
Este é um produto estruturado de capital garantido que investe num cupão zero e num cabaz composto por 9 fundos de investimento e um índice de matérias-primas. O objectivo deste investimento, que dura quatro anos, é maximizar o retorno sem que o investidor perca capital.
"Muitas pessoas estão a sair do mercado accionista para ir para depósitos. Porque não ir para um destes produtos de capital garantido", questionou Ricardo Ferreira, responsável do BNP Paribas pela distribuição do fundo.
O "All Stars", fruto da parceria entre as áreas de produtos estruturados e de fundos de investimento do BNP Paribas, tem ainda a particularidade de ter uma gestão dinâmica, em que os seus gestores adaptam a alocação de activos entre o cupão zero e o cabaz de fundos, podendo ainda alavancar o investimento por forma a maximizar os ganhos ou a minimizar as perdas dos fundos, em alturas de baixa do mercado.
O cupão zero é um depósito monetário remunerado à taxa Eonia. Já o cabaz de fundos é composto por nove fundos do BNP Paribas, que investem em acções ou obrigações e que procuram diversificar em termos geográficos, e um índice de matérias-primas. Todos estes fundos têm um peso idêntico no cabaz. O objectivo é haver grande diversificação por forma a não ser afectado em alturas de quebra das bolsas.
O retorno do produto é distribuído aos seus subscritores logo a partir do primeiro ano. Nos três primeiros anos, o produto paga um cupão equivalente a 50% da performance acumulada do produto e, no último ano, há o cupão final da maturidade em que é distribuído 100% da performance acumulada do produto.
Um investidor que queira aplicar capital neste produto tem até 31 de Outubro para o fazer, beneficiando de descontos por o fazer o mais cedo possível. Tem de investir um mínimo de 1.000 euros e pode fazê-lo junto do BNP Paribas ou do banco do qual é cliente, dado que a colocação do produto no mercado é aberta.
O resgate do capital pode ser feita em qualquer altura, pois ele tem preço diário de compra e venda.