Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES e BPI caem mais de 1% e pressionam Euronext Lisbon (act.)

A Euronext Lisbon terminou a sessão em queda ligeira de 0,02%, pressionada pelas acções do BES e do Banco BPI que caíram ambos mais de 1%. A Mota-Engil e a SAD do Benfica destacaram-se na tabela das maiores valorizações.

22 de Junho de 2007 às 16:49
  • ...

A Euronext Lisbon terminou a sessão em queda ligeira de 0,02%, pressionada pelas acções do BES e do Banco BPI que caíram ambos mais de 1%. A Mota-Engil e a SAD do Benfica destacaram-se na tabela das maiores valorizações.

O PSI-20 [PSI20] deslizou para os 13.284,96 pontos, com metade das acções em alta, sete a desvalorizarem e três inalteradas.

Num dia em que foram negociados cerca de 350 milhões de euros, o principal índice da bolsa nacional acompanhou a tendência de queda registada nas restantes praças financeiras da Europa. No entanto, foi um dos menos penalizados.

O sector da banca foi o que mais pressionou o mercado. O Banco Espírito Santo [BESNN] deslizou 1,02% para os 16,55 euros e o Banco BPI [BPIN] perdeu 1,51% para os 6,54 euros.

Já o Banco Comercial Português (BCP) permaneceu nos 3,95 euros. A instituição liderada por Paulo Teixeira Pinto conseguiu acumular um ganho de 7,34% na semana, a beneficiar do reforço por parte de accionistas institucionais. Neste período, o PSI-20 avançou 0,91%.

Também a pressionar o mercado esteve a Energias de Portugal (EDP) [EDP] que resvalou 0,48% para os 4,11 euros.

A Portugal Telecom (PT) [PTC] terminou em queda ligeira de 0,1% para os 10,26 euros, no dia em que os accionistas da operadora estão reunidos em assembleia geral extraordinária. A alteração dos estatutos para o ajustar ao novo código das sociedades comerciais é um dos pontos da agenda.

Mota-Engil dispara mais de 5% e Benfica mais de 8%

Do lado dos ganhos destacou-se a Mota-Engil que valorizou 5,54% para os 8,00 euros ,a aliviar de um novo máximo histórico nos 8,15 euros.

Os analistas dizem que os investidores têm reforçado a aposta na Mota-Engil, como forma de estar indirectamente expostos à Martifer, a participada que nas últimas duas semanas tem vendido acções ao público em oferta pública de venda.

A Mota-Engil detém metade do capital da Martifer [MAR] e depois do aumento de capital em curso reduzirá a sua posição para os 37,5%. Essa é a exposição indirecta que os investidores terão à Martifer. Ao longo da semana, o papel amealhou um ganho de 12,52%.

Ainda nos ganhos, mas fora do PSI-20, o Benfica regressou aos ganhos, com uma valorização de 8,79% para os 4,21 euros, acima do preço da oferta pública de aquisição (OPA) da Metalgest de 3,50 euros.

Numa entrevista ontem ao "Negócios da Semana" da SIC Notícias, o empresário Joe Berardo disse que não se admiraria se o accionista Joaquim Oliveira avançasse com uma OPA concorrente à SAD do Benfica.

A Soares da Costa [SCO] que entra para o PSI-20 no início de Julho, avançou 3,88% para os 2,41 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio