Notícia
BES cai mais de 4% após anuncio de aumento de capital
O Banco Espírito Santo (BES) perdia mais de 4%, depois de ter anunciado que vai propor um aumento de capital em 500 milhões de euros (100,24 milhões de contos), para reforçar os fundos próprios e sustentar uma rentabilidade dos capitais próprios em 15%.
«O BES [BESNN] está a reflectir o anuncio de ontem, de pretender aumentar o seu capital, uma vez que neste momento qualquer aumento de capital não é muito bem encarado pelos accionistas», disse um operador ao Negocios.pt.
O banco liderado por Ricardo Salgado anunciou ontem que vai propor aos seus accionistas aumentar o seu capital, através de duas operações distintas, sendo emitidas no total 100 milhões de acções novas com um valor nominal de 5 euros (1.002 escudos) cada.
De acordo com o BES, metade do aumento de capital será efectuado através da incorporação de reservas com os accionistas a receberem um novo título por cada quatro detidos, enquanto os restantes 250 milhões de euros (50,12 milhões de contos) serão realizados por entrada de dinheiro fresco, com os accionistas a terem direito a subscrever um título por cada quatro detidos.
Este aumento de capital, que elevará o capital do BES para os 1,5 mil milhões de euros (300 milhões de contos), tem como objectivo melhorar a eficácia do BES, dentro da política de crescimento orgânico adoptada pela empresa.
Às 10h50, o BES caía 4,41% para os 14,10 euros (2.827 escudos).